Saúde de Mafra inicia vacinação contra HPV nas escolas
- Meninas de 11 a 13 anos começaram a ser vacinadas conta o vírus que provoca câncer de colo útero
Na última segunda-feira, 10, a Secretaria da Saúde de Mafra iniciou a vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV) nas escolas do município. O Governo Federal disponibilizou pela primeira vez essa vacina contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero. O público-alvo nesta campanha são as meninas com idade entre 11 e 13 anos.
A primeira escola a receber a equipe de vacinação foi a E.E.B. Prof. Mário de Oliveira Goeldner, onde foram vacinadas 45 meninas e no CEM Beija-Flor, aproximadamente 40 meninas. Ao longo deste mês, a Secretaria pretende percorrer todas as escolas públicas e particulares de Mafra.
Continuidade
A Secretaria lembra ainda aos pais que a vacina deve ser tomada, de preferência, na escola para vias de controle da segunda dose. Para aquelas meninas que por uma eventualidade não forem vacinadas na escola, poderão receber a dose nas unidades de saúde. A coordenadora de imunização, enfermeira Adriana Moro explica que "a vacina não oferece nenhum tipo de desconforto ou risco, sendo seguro as adolescentes serem vacinadas na escola".
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Previatti Veiga "a meta é vacinar 80% das adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, são ao todo aproximadamente 1.400 meninas". Ela lembrou que esta vacina será incorporada na rotina do calendário nacional de imunização.
Prevenção
A vacinação será feita em três doses. A segunda ocorre seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos. Até 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país. A vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero.
Com essa vacina, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), vai ampliar o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
Informações
Mais informações podem ser obtidas no Núcleo Materno Infantil, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, s/n. Telefone: 3642-6377.