Boas práticas da Defesa Civil de Mafra são elogiadas pelo CEMADEN

• O elogio às ações ocorreu devido à instalação dos pluviômetros comunitários

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Governo e Cidadania/Defesa Civil foi contemplada com três pluviômetros comunitários semiautomáticos e um pluviômetro automático.  A vinda dos pluviômetros comunitários ocorreu através de uma parceria entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC)/ Ministério da Integração.

A Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kwitschal, conta que os pluviômetros possibilitam que se forneceçam instrumentos e orientações para a comunidade contribuindo para a prevenção e proteção dos desastres naturais, além de incentivar o desenvolvimento da cultura de percepção de riscos.

Proteção e Educação

Os equipamentos já estão em atividade, sendo na sede da Defesa Civil, no CEM Beija-Flor e na Escola de Educação Básica Mário de Oliveira Goeldner. Já o pluviômetro automático foi instalado na sede da Amplanorte. Segundo o diretor da Defesa Civil, Raul Ivan Ferrari a escolha dos locais se deve a situação de risco, bem como a possibilidade de uma maior interação com a comunidade.  "Os pluviômetros instalados nas escolas serão utilizados pelos professores para ações de educação ambiental e social, permitindo que em longo prazo as comunidades tenham conhecimentos de como funcionam os pluviômetros, sua importância e ações que devem ser realizadas em caso de risco iminente", ressalta o Prefeito Roberto Agenor Scholze acrescentando ainda que a educação é a melhor forma para a prevenção e na resposta rápida em caso de emergência.

Reconhecimento

De acordo com o CEMADEN as boas práticas que a Defesa Civil de Mafra vem adotando, servirão de exemplo para outras entidades repetirem. O Prefeito Roberto destaca que a Administração vem investindo e atuando no projeto de capacitar e paramentar a Defesa Civil. "Várias ações vêm sendo realizadas com o objetivo de envolver a população na cultura da percepção de riscos de desastres naturais. São capacitações, seminários e temos outras ações previstas", conta o Prefeito. Lembrando que Mafra é muitas vezes atingida por alagamentos, enchentes e outras intempéries e para isso é preciso fornecer meios de enfrentamento aos eventos adversos e ações preventivas.

Projeto pluviômetro nas comunidades

O projeto tem como objetivo instrumentalizar as áreas de risco no país, de modo a propiciar para a comunidade a obtenção de dados pluviométricos acessíveis em tempo real, o que facilitará a mobilização da população na iminência de um desastre natural e contribuirá para o trabalho das defesas civis federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal, e, além disso, poderá contribuir para reduzir os danos humanos e materiais.

Mais informações na Defesa Civil de Mafra localizada na rua Dr. José Boiteux, 41 ou pelo telefone 3643 77 42.