Agentes Comunitários de Saúde de Mafra participam de capacitação sobre vacinação
• Mudanças no calendário vacinal, influenza e febre amarela foram assuntos tratados na manhã da última quinta-feira
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria da Saúde de Mafra participaram de capacitação sobre campanha nacional de vacinação contra influenza 2017, mudanças no calendário vacinal e febre amarela, ministrada pelas enfermeiras Luciana Mazon e Francesli Pereira da Vigilância Epidemiológica. Ao todo, 145 ACS participaram do curso que aconteceu na manhã da última quinta-feira, 06, no auditório do E.E.B. Barão de Antonina.
Conteúdo
O agente comunitário de saúde é o elo entre a unidade de saúde e a comunidade, pois está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde. Sendo assim, a capacitação teve como objetivo atualização de conhecimentos relativos à pauta do dia, esclarecimento de dúvidas e orientações que devem ser retransmitidas à população. “Abordamos as condutas que as agentes devem orientar as pessoas sobre a campanha de vacinação contra a influenza que começa no dia 17 de abril, também sobre mudanças no calendário vacinal e ainda realizamos avaliação do monitoramento rápido de febre amarela ocorrido em março”, explicou a enfermeira Francesli. Ela destacou que a capacitação também é uma forma “de tirar dúvidas, repassando informações corretas a população”.
Participantes
Renilda Ratnovski Schimanoski, que é agente comunitária de saúde há 14 anos e atua no Butiá dos Taborda e parte do Campo São Lourenço, disse que aprende sempre com capacitações. “A gente aprende muito sobre vacinas e doenças para podermos repassar para a população. As minhas dúvidas são as mesmas das de muitas colegas e todas estão sendo esclarecidas”, contou.
Outra participante, a agente comunitária de saúde Ineide Maria Ecker Pickcius, que atua há três nesta área, concorda com a colega no que diz respeito à aprendizagem. “É muito bom participar de capacitações. Aprendemos coisas novas como sobre as mudanças no calendário vacinal e idade”, disse. Ineide destacou ainda a importância do trabalho com o público idoso. “Os idosos têm bastantes dúvidas e aprendi a respondê-las, explicando sobre assunto para todos”.