Ônibus Lilás levou cidadania e motivação para mulheres do interior de Mafra

Uma movimentação envolvendo mais de 150 mulheres do interior e outras 100 pessoas trabalhando, transformou em um sucesso o evento do Ônibus Lilás, do programa “Mulheres e Cidadania”, realizado nos dias 1 e 2 de junho, nas localidades de Bela Vista do Sul,Vila Ruthes e arredores.

Na ocasião foram realizados teste de glicemia, testes rápidos,consultas médicas, exames citopatológicos, coletas de exames e vacinação, além de diversos atendimentos  na área de beleza, lazer, cultura, motivação e cidadania e ainda para orientação em áreas relacionadas a proteção contra a violência à  mulher.

O ônibus Lilás é uma  unidade móvel, oferecida pelo Governo Federal em parceria com o Estado de Santa Catarina e os municípios,  preparado para transitar em áreas rurais. É equipado com salas para o atendimento individual.  Em Mafra a parceria foi da ADR, com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e seus órgãos, com apoio de diversos parceiros.

O Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki destacou a importância da ação no que se refere a proteção à mulher, através da informação que é levada até suas localidades, além das outras atividades que elevam a autoestima.   A Secretária de Assistência Social de Mafra, Kátia Borges Saliba agradeceu a todos os parceiros e colaboradores  pelo sucesso do evento, bem como as participantes que prestigiaram a ação.

Participações

A agricultora da Vila Ruthes,  Maria Salete Simette Schelbauer, 71 anos, foi aproveitar o dia, verificar pressão e diabetes. Ela achou tudo muito bom, gostou dos atendimentos, dos abraços que recebeu e pediu para ter mais ações como essa no interior. “Os moradores das localidades envolvidas precisam valorizar e participar dos eventos que são ofertados”, afirmou salientando que gostou da palestra e da aula de zumba.

A moradora da localidade de Butiá do Braz, Josemari Demetrio Barão, 44 anos, resolveu participar do evento porque teve sua curiosidade ativada. Achou o evento maravilhoso e disse ser  “uma oportunidade para as pessoas conhecerem os trabalhos ofertados e  para um contato a mais com pessoas.”

Atividades desenvolvidas:

Vila Ruthes: