Audiência Pública apresenta Plano revisado contendo 30 metas

Saneamento Básico

 

Aconteceu na última quarta-feira, no auditório da Amplanorte, a Audiência Pública para apresentação da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB,  elaborado em 2010. A revisão cumpre exigência legal, devendo ser feita a cada 4 anos e prevê metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo.

 

Para a revisão foi contratada a empresa Saneville Engenharia e Consultoria, de Joinville, cujo representante, Marcos Carrer, fez a condução da audiência, explanando todo o Plano Municipal de Saneamento Básico revisado.  Após as explicações, todas as dúvidas, reclamações ou sugestões, dos presentes foram comentadas e esclarecidas por Carrer.

 

Saneamento

O PMSB contempla quatro componentes do setor de saneamento – abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e  manejo de resíduos sólidos – em um horizonte de planejamento de 30 anos, abrangendo todo o território do município, suas áreas urbanas e rurais. A revisão do plano aconteceu com base nos subsídios oferecidos pela Comissão Municipal  de Saneamento Básico.

 

O Plano revisado apresentou 30 programas, propostos para atingir  – a curto, médio e longo prazos –  as metas para  um saneamento ideal para o município.

 

Planejamento

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Delfin Roque Girardi agradeceu a participação da população  e destacou a importância da Audiência. Ele explicou que o plano visa estabelecer um planejamento das ações de saneamento do Município, atendendo aos princípios da Lei. “Tem por objetivo o gerenciamento da infra-estrutura sanitária, adotando um conjunto articulado de ações normativas, técnicas, operacionais, financeiras e de planejamento”, afirmou.  

 

Ações conjuntas com Rio Negro

O Secretário ressaltou ainda a busca de ações conjuntas com o Município de Rio Negro, especialmente na questão dos resíduos sólidos e sua destinação.  Falou ainda da importância  de uma programação contínua de educação ambiental, voltada para a conscientização do uso racional dos recursos, a prevenção ambiental  e destinação correta dos resíduos.