Professores de Mafra vivem momentos de emoção e aprendizado na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
O evento que marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla reuniu na última sexta-feira, no Cine Plus Emacite, cerca de 700 profissionais da educação do município, que vivenciaram momentos de pura emoção e informação, que segundo os próprios participantes mudaram a visão e a forma como voltarão para as escolas nesta semana.
Foi a terceira edição do evento realizado pelo setor de Atendimento Educacional Especializado – AEE, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a APAE. O tema desse ano foi “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”.
Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado, falando em nome do Prefeito Wellington Bielecki agradeceu a presença de todos. Ela falou de esperança, considerando que aos professores e profissionais que trabalham com educação devem buscar sempre melhorar para poderem auxiliar no presente e vislumbrarem um futuro também melhor para os alunos. “Apesar de vivermos num mundo com muitas dificuldades, nós professores não podemos perder a esperança de que dias melhores virão e devemos trabalhar para isso, pois o futuro está em nossas mãos”, declarou.
Orgulho
A diretora da APAE de Mafra, Eliane de Fátima Paszuck Sheurer falou do orgulho de ser professor e de vestir o jaleco branco, apesar do momento atual. Destacou que todos estavam lá para receber capacitação para poder acompanhar as inovações, pois os professores devem estudar sempre. “O livro é o nosso companheiro e hoje estamos aqui para sabermos um pouco mais e termos um novo olhar, uma nova visão e nos colocarmos no lugar dos pais”, afirmou.
Os professores e funcionários presentes foram unânimes em afirmar que o encontro foi muito proveitoso, dando um novo ânimo para o retorno às escolas. A diretora da EMEB Evaldo Steidel parabenizou toda a equipe do AEE, deu a nota máxima para o evento e agradeceu à Secretária pela oportunidade. “Nossos professores e estagiários adoraram. O texto que a secretária leu sobre as estrelas, o brilho de cada um do seu jeitinho, o palestrante Maurício e a frase da vó ‘fazei com a alma o que lhe é dado a oportunidade de fazer’, foi maravilhoso”, declarou e concluiu citando outra frase: “aquilo que nos faz diferente é a nossa melhor qualidade, é o que nos torna especial”.
Emoção e aprendizado
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla contou com apresentação de teatro, dança e contação de história pelos profissionais e alunos da APAE. Teve ainda a palestra “O papel do gestor na educação e direitos das crianças e adolescentes (com olhos voltados para a inclusão), proferida por Mauricio Fernandes Pereira, atual Secretário de Educação da cidade de Florianópolis, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, pós-doutorado em Administração pela USP/FEA e pós doutorado em Sociologia Econômica e das organizações pela Universidade Técnica de Lisboa.
Um outro momento de emoção e aprendizado foi a palestra de Gabriel Keller, aluno autista, que compartilhou suas vivências e aprendizados. Ele foi aluno da rede municipal de educação e hoje cursa Psicologia na Universidade do Contestado.
Centenário
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla faz parte do calendário de eventos do Centenário de Mafra.