Dia 11 começa a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes
A Secretaria Municipal de Saúde realiza de 11 a 22 de setembro de 2017a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, sendo 16 de setembro, o dia de “D”, dia de mobilização nacional. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal o objetivo principal da campanha é resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário de Nacional de Vacinação.
Vacinação e prevenção
A população alvo deve comparecer às salas de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. Estarão disponíveis para esta ação as vacinas do calendário de vacinação da criança e do adolescente. “A procura pelas vacinas nas unidades de saúde têm diminuído para determinadas faixas etárias, durante o ano de 2016. Em Mafra tivemos uma baixa cobertura da vacina Contra Hepatite A em crianças de 1 ano e 3 meses e da vacina contra Febre Amarela em crianças de nove meses. Isto nos preocupa pois formamos áreas suscetíveis a estas doenças”, declarou a enfermeira Francesli Pereira. Ela também faz um alerta. “A população precisa se conscientizar da importância das vacinas para a proteção das crianças e dos adolescentes e quem não puder ir a uma unidade durante a semana, terá a oportunidade de ir no “Dia D”, que será em um sábado”. Vale lembrar que no Dia D todas as unidades de saúde do município ficarão abertas das 8 às 17 horas.
Adolescentes
Este ano, pela primeira vez, o Ministério da Saúde (MS) incluiu os menores de 15 anos na Campanha de Multivacinação. Sendo assim, os adolescentes que tem de 12 a 13 anos receberão a vacina contra a meningite C e, além disso, as meninas de nove a menores de 15 anos e os meninos de 11 a menores de 15 anos serão vacinados contra o HPV.
“É a primeira vez que o Ministério inclui esta faixa etária na campanha de multivacinação. Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos e levar os adolescentes para serem vacinados. Aqui no estado de Santa Catarina tivemos um grande movimento de intensificação das vacinas contra Meningite C e Contra o HPV nas escolas, contudo muitas crianças e adolescentes ainda encontram –se sem estas vacinas”, disse a enfermeira. Quanto às metas a serem alcançadas, Francesli afirmou que “não teremos meta, porque a campanha é de atualização de esquema vacinal, mas contamos com a conscientização e participação da sociedade”.
A Secretaria de Saúde conclama aos pais que levem seus filhos às unidades de saúde para serem imunizados e que portem consigo a caderneta (carteirinha) de vacinação da criança ou do adolescente.
Mais informações: Vigilância Epidemiológica Municipal – Rua Marechal Floriano Peixoto s/n. Telefone: (47) 3642-5867.