Histórias diferentes reunidas no dia do “sim” de 249 casais

Diferentes histórias de vida se cruzaram na manhã de sábado durante os emocionantes momentos do dia em que 249 pares realizaram o sonho, com a cerimônia de casamento comunitário. Apesar do frio da manhã, casais de Mafra aguardaram ansiosos o momento da entrada no auditório do Cine Plus Emacite para repetirem em coral o “Sim, eu aceito”, pronunciado pelo Juiz de Paz Lourival Spautz.

A ocasião registrou bonitos relatos de acontecimentos reais, como o casamento simultâneo de  4 irmãos e seus cônjuges: Izeu Gelvani Gonçalves dos Santos e Angelita Pires de Oliveira; Rosangela Aparecida dos Santos e Nestor Bilisnki;  Silvane Aparecida dos Santos  e  Cleomar  Martins Elias; e Marcos Gonçalves dos Santos e Marcela Aparecida Chupel.  Também a história de Joanildo da Silva e Geane Aparecida Rodrigues, que participaram  da cerimônia com o bebê Pedro, de apenas 4 dias. E ainda do aposentado Antônio Custódio, 76 anos e Eliane da Aparecida  Farias, 51, que juntos somam 21 filhos.

Conforme informações do cartório, um casamento no civil custa  atualmente entre R$ 340,00 e  R$ 400,00, dependendo do tipo de comunicação que necessite.

Emoções

O Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki falou da sua alegria em participar do momento. “Quantas emoções passamos juntos hoje, aqui durante a realização do tão sonhado sonho do casamento”, declarou. Agradeceu ao Oficial do Cartório, Francisco Dalla Valle Von Kossel, que com esse evento marca o início da sua trajetória em Mafra. Falou ainda dos 100 anos do município e da festa que está sendo preparada para comemorar a data. “Tenho certeza de que em cada casa dos noivos aqui presentes terá uma comemoração e assim será  com Mafra, que apesar das dificuldades, também vai  festejar seus 100 anos, uma data tão especial”, anunciou. Ele convidou todos os presentes para participarem dos festejos do centenário.

O Oficial do Cartório de  Registro Civil das Pessoas Naturais, Jurídicas e Títulos e Documentos da Comarca de Mafra, Francisco Dalla Valle Von Kossel, disse ser esse um dia de festa e alegria. Ele referia-se não somente ao casamento coletivo, mas também aos 100 anos de Mafra e do próprio Cartório.  Lembrou que o ultimo casamento coletivo que teve em Mafra foi em 2013, com 150 casais, sendo que o deste ano superou a todas as expectativas.  “Para nós é extremamente gratificante este evento de hoje e estamos muito felizes em poder proporcionar às pessoas a regularização, de forma gratuita, dos anos de união e convivência”. Concluiu anunciando que outros casais que não puderam participar do casamento comunitário podem procurar o cartório para conseguir a gratuidade do casamento no civil, assegurado pela constituição.

Histórias de vida

Thaciane da Costa Bueno, estudante de 18 anos e Josenir Sacht, operador de máquina, 25 anos moram juntos há um mês e esperam um filho – gravidez de 5 meses – . Eles casaram para regularizar a situação em virtude da chegada do bebê. Disseram ser uma ótima oportunidade para quem não tem condições financeiras essa forma que a Prefeitura e o cartório ofereceram.

O casal Mayuncy Kalinski e Felipe Mülbauer, ela balconista de frios e ele  vendedor se conheceram numa trilha há 1 ano e 9 meses e estão morando juntos há 5 meses. Decidiram aproveitar o casamento comunitário. Acharam uma boa ideia que deve continuar.

Joanildo da Silva e Geane Aparecida Rodrigues também aproveitaram a oportunidade e casaram-se na manhã de sábado. E com eles estava o bebê Pedro, de apenas 4 dias, acompanhado da avó Marta Silveira. Eles tem mais um filho de 1 ano e 3 meses.  Estamos juntos há 3 anos e queremos continuar juntos, até a morte”, declararam.

O casal Antônio Custódio de  76 anos e Eliane da Aparecida  Farias, de  51 vivem juntos há 30 anos e  somam 21 filhos. E agora decidiram regularizar a situação civil. “Ainda queria casar e achei uma louca que também quis casar comigo”, brincou  com a esposa Eliane.