Prefeitura está reestruturando sistema de coleta seletiva no município

A Prefeitura de Mafra está reestruturando o sistema de coleta seletiva em Mafra. As coletas continuam a serem feitas as quartas e sextas-feiras, mas os horários estão em processo de adequação. Caso não seja possível aguardar estes dias, pode-se levar o material reciclável à Recivida – Associação Ecológica de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis, que atua em Mafra desde 2011. A associação trabalha na coleta de resíduos eletrônicos como TVs, monitores, rádios, fornos de micro-ondas, geladeiras, entre outros aparelhos eletroeletrônicos. Vale lembrar que o lixo eletrônico não deve ser jogado junto com lixo comum, cujo destino são os lixões ou aterros sanitários. A sede da Associação fica na rua Teixeira de Freitas, 766,  Jardim América e funciona em horário comercial.

Volume grande

As empresas, indústrias, ou mesmo quem produz um volume grande de resíduos pode entrar em contato com a Prefeitura na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano pelo telefone 3641-4017 e agendar um horário para a coleta dos recicláveis. A Prefeitura fará o recolhimento e destinação do material.

O que é reciclável

Papel – Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral;

Plásticos – Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. Embalagens Tetra Pak podem ser separadas juntamente com o plástico.

Metal – Latas de alumínio (ex. latas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros.

Vidro – Podem ser inteiros ou quebrados. Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.

Medicamentos – os medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados aos postos de saúde ou farmácias.

Óleo de cozinha – pode ser depositado nas urnas próprias de recolhimento nos Supermercados Mig.

Verifique nos supermercados as orientações quanto a forma de descarte do óleo de cozinha. Todos os materiais devem estar separados, limpos e secos.