Escola Beija-Flor realiza semana de Astronomia

 

De 14 a 18 de maio, o CEIM Beija-Flor está desenvolvendo a Semana da Astronomia para seus alunos e de outras unidades escolares interessadas. A Semana consta de várias atividades relacionadas com o tema, culminando com a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia, no dia 18. O ponto alto dessa semana foi o Planetário, que deu início às atividades. Cerca de 600 alunos passaram pelas sessões de 45 minutos de duração cada.  No interior, eles assistiram  projeções do céu estrelado e ouviram explicações sobre o que é astronomia, constelações, sobre todos os planetas do sistema solar, sondas, asteróides e cometas e ainda sobre o sol e a lua. A sessão finaliza explicando sobre o planeta terra, dando destaque aos cuidados com o mesmo. 

As alunas Jéssica Ferreira e Yasmim Juliana, do 5º ano disseram que acharam muito legal o que puderam presenciar e, embora ainda seja um pouco cedo para decidirem sobre o futuro,  vão estudar para serem astrônomas. “Foi muito legal apreendemos sobre os planetas e as constelações”, declararam empolgadas, conscientes de que no dia 18 farão a prova da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia.

As novas fronteiras do Universo

No dia de ontem, 15, os alunos, pais e comunidade em geral puderam participar da palestra “As novas fronteiras do Universo”, proferida pelo professor José Manuel Luís da Silva, Astrônomo do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná. A palestra aconteceu no auditório da escola.

Nesta quarta-feira, 16, será o dia dedicado à Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e às oficinas, quando acontecerão jogos, contação de histórias e oficina de foguetes. No mesmo dia, no período vespertino,  haverá um aulão preparatório para a prova da OBA.   

A diretora da escola, Luciana Steffens destacou a importância desses eventos no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos,  somando aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. “O Planetário ofereceu um entendimento a mais sobre o universo e seus planetas”, declarou enfatizando que, se o planetário  não viesse à escola, os alunos precisariam se deslocar até Curitiba. Ela agradeceu a todos os que colaboraram para a realização da semana da astronomia, em especial toda equipe do Beija-Flor.