Realizado I worshop sobre a Educação Infantil do Colegiado da Educação da Amplanorte
Para discutir aspectos pedagógicos e administrativos desenvolvidos na educação infantil dos municípios da região, aconteceu na última sexta-feira, 11 de maio, o I Workshop do Colegiado da Educação – Amplanorte “Juntos somos mais fortes”, com o tema “Educação Infantil”. O evento contou com secretários municipais de educação e equipe técnica da área da educação infantil de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Porto União.
Na ocasião os municípios puderam apresentar suas ações e inovações realizadas na educação infantil em suas unidades escolares, socializando assuntos relacionados. “Foi um encontro muito produtivo e enriquecedor em termos de experiências e aprendizados”, declarou a Secretária Municipal de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado, anfitriã e responsável pelo encontro.
Dentre os temas abordados destacaram-se:
- Contextualização da Educação Infantil em cada município;
- Como acontece o encaminhamento metodológico nas unidades (projetos, temas, etc.);
- Forma de contatos com a Secretaria Municipal de Educação com a gestão, coordenação e equipe docente (reuniões, whatsapp, visitas, apoio pedagógico);
- Como é feito o acompanhamento das atividades docentes (pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, pela gestão da escola ou por coordenadoras pedagógicas;
- Metodologias do trabalho pedagógico;
- Proposta Pedagógica – Base Nacional Comum Curricular.
A realização ocorreu por conta da Presidente do Colegiado, Estela Maris Bergamini Machado que, juntamente com os demais secretários buscaram, pela troca de experiências, o fortalecimento das ações voltadas à Educação Infantil dos municípios que compõem a região da Amplanorte. Segundo ela, o evento cumpriu seu propósito. “Esse encontro é o primeiro de muitos que faremos para que, de uma forma simples e objetiva, possamos estruturar políticas de atendimento à educação, focando a inovação, cases de sucesso e fortalecimento das equipes. Ela explicou ainda que essa troca de experiências e conhecimentos permitiu às equipes observarem se os caminhos por eles percorridos na educação estão dentro do desejado ou ainda tirarem dúvidas comuns e alinharem as ações às das cidades vizinhas.