Parceria entre Município e Estado permite construção de nova ponte no rio São Lourenço

  • Na sexta-feira o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, acompanhado dos Secretários de Obras e Desenvolvimento Urbano, Marquinho Colono e Gutemberg Pereira dos Santos estiveram vistoriando o local que receberá o kit de transposição

 

Na tarde de sexta-feira (04) o Prefeito Municipal, Roberto Agenor Scholze, assinou o termo de compromisso para a construção do kit de transposição de obstáculo, cedido para Defesa Civil Municipal através da Secretaria de Estado da Defesa Civil.  Trata-se de uma ponte de concreto com 12 metros de comprimento e vão livre com capacidade para 45 toneladas a qual será instalada no rio São Lourenço.

A Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kwitschal, destaca a importância do ponto de vista ambiental da troca de pontes de madeira pela de concreto.  “Essa nova construção diminuirá a possibilidade de estragos durante o período de cheias – unindo-se assim segurança, o desenvolvimento e a sustentabilidade”.

 

Contrapartida

A Prefeitura de Mafra será responsável pela construção da cabeceira, dentro dos padrões para que a estrutura seja instalada. De acordo com o departamento responsável a previsão é que nos próximos dias sejam iniciados os trabalho e após concluído a Defesa Civil do Estado já liberará a ponte.

A Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kwitschal explica que o trabalho de construção da ponte em concreto irá facilitar o acesso, beneficiando não somente os moradores. Através do kit de transposição será atendida uma demanda das comunidades de Ribeirãozinho, General Brito e Barracas.

A ponte de concreto será construída ao lado da existente para não atrapalhar o fluxo de veículos. “A antiga ponte ficará em funcionamento durante os trabalhos para não prejudicar o tráfego pelo local que é passagem de transporte escolar, bem como de veículos de escoamento da safra”, ressaltou o Diretor de Defesa Civil, Raul Ferrari que conta que após a conclusão a antiga será desmanchada.

 

O programa

A assinatura da parceria entre municípios e estado ocorreu na última semana. Os kits irão atender vários municípios de Santa Catarina e têm como objetivo substituir pontes ou pontilhões, que foram devastados por eventos climáticos.