EMEF São Lourenço é uma das 5 escolas brasileiras a receber projeto “Ressignificar”
A EMEF São Lourenço foi única escola mafrense e catarinense e uma das 5 em todo o País destinadas a receber o projeto “Ressignificar”, desenvolvido pela Bridgestone em parceria com a NTICS Projeto, e que tem por objetivo trabalhar o meio ambiente e sustentabilidade. Este é o primeiro ano do projeto que atenderá apenas cinco municípios brasileiros, alcançando cerca de 1500 alunos: Santo André (SP), Campinas (SP), São Pedro (SP), Camaçari (BA) e Mafra (SC).
Na manhã de quinta-feira, 21, a Coordenadora do Projeto, Salvia Santos e o Designe de produtos, Daniel Beato estiveram na escola e reuniram-se com professores, alunos e membros da comunidade, além de equipe da Secretaria Municipal de Educação, quando apresentaram os objetivos do “Ressignificar”, palestraram sobre a educação ambiental na prática e entregaram áreas de recreação desenvolvidas com pneus inservíveis.
Nosso jeito de ser
A proposta do “Ressignificar” é parte do compromisso global de responsabilidade social da Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo. Tem como filosofia “Nosso Jeito de Servir”, que se apoia em três pilares: pessoas, mobilidade e meio ambiente.A escola do São Lourenço – contemplada pelo projeto “Ressignificar” – receberá uma área de recreação chamada “Atividades e Habilidades”, desenvolvida com pneus inservíveis. Professores e alunos receberão material didático e acompanharão workshops sobre meio ambiente e sustentabilidade, sendo estimulados a trabalhar o tema de forma interdisciplinar em sala de aula ao longo do ano. “Esse é mais um estímulo de educação ambiental que nós queremos deixar para a escola e comunidade”, declarou a Coordenadora Sálvia Santos, falando em sustentabilidade para manter o bem estar da população, de forma equilibrada em relação às pessoas, ao meio ambiente e financeiramente.
Brinquedos feitos com pneus
O Designe de produtos, Daniel Beato apresentou os diversos itens de um parquinho de diversão com todos os brinquedos fabricados a partir de pneus inservíveis, como gangorras, balanços, pula pula, circuitos de habilidades, jogos de amarelinha, de argola, entre outros. “Eu hoje sou chamado de um borracheiro moderno”, declarou, explicando que “pneus inservíveis transformam-se em objetos utilitários que, no caso dos brinquedos, sugerem novas formas de brincar às crianças.
A Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado enalteceu o projeto, agradecendo a escolha de Mafra como uma das cinco cidades pioneiras a receber o “Ressignificar”. “Ficamos muito felizes com o projeto e encantados com as possibilidades apresentadas, o que em muito auxiliarão a dar continuidade aos trabalhos que já vem sendo realizados pelas escolas da rede municipal de ensino e que incluem educação ambiental em seu currículo anual.