Escola Mário Goeldner continua promovendo melhorias em suas instalações

Com da finalidade de melhorar a estrutura física da escola, promovendo a acessibilidade e maior conforto para os alunos, bem como deixá-la  mais bonita e aprazível, a direção e APP da EMEB Mario de Oliveira Goeldner  vêm promovendo diversas obras nos espaços interno e externo da unidade.Somente neste ano foram investidos cerca de R$ 10 mil principalmente em pintura de todas as salas de aula e  em reforma das calçadas, que estavam se deteriorando e com muitos desníveis ou degraus. “Foram refeitos cerca de 225 m2 de calçadas, concluídos neste mês. As mudanças promovidas fizeram com que os pátios ficassem todos em um mesmo nível,  ligados por rampas  gerando total acessibilidade ao ginásio e às salas de aula da parte dos fundos”, afirmou o diretor  Ricardo Bergamini.

Na parte interna, as reformas atingiram o refeitório, que recebeu pinturas nas paredes e jardins suspensos para os projetos das turmas do 1º ao 5º ano.  O espaço anexo à sala de artes receberá estrutura para uma galeria, onde serão expostos os trabalhos produzidos, melhoria essa que ainda está em fase de conclusão.

Parceria entre escola e APP

Todas essas obras fazem parte do plano de ação estabelecido no ano passado, entre APP e Direção. Elas visam também preparar os espaços para receber toda a comunidade, durante a Feira da Interação e outros eventos que a escola realize. A Feira acontecerá no dia 7 de julho, com o objetivo de discutir temáticas desenvolvidas durante o ano pelos professores,  como  drogas, saúde, paz e  atividades físicas,  apresentando-as aos pais e comunidade e agregando os parceiros da escola, que são SESC, Epagri, Afubra, Casan, WestRock de Três Barras, além das secretarias municipais de Educação e Esporte, Agricultura, Obras, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Administração e demais departamentos envolvidos.

Municipalização

Após a transformação do Mario Goeldner em uma escola municipal e assim reunindo um grande número de alunos, passando de 160 em 2016,  para 515 alunos em 2018,  algumas melhorias no entorno da unidade foram realizadas pela Administração Municipal,  dentre elas o alargamento da calçada para pedestre na ponte próxima à escola, bem como a sinalização da via, todas visando a segurança dos alunos e moradores das proximidades”.  

A Secretária Municipal de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado parabenizou a escola e APP pelas melhorias e pela preocupação em deixar os espaços mais adaptados. E salientou  que toda a comunidade é valorizada  quando as escolas de seus bairros são ativas, inseridas e preocupadas com a qualidade do ensino. “Essa qualidade passa por bons professores, material didático adequado, escolas com boa infraestrutura,  pais presentes e uma educação voltada para o desenvolvimento integral do ser humano”, concluiu.

Melhorias iniciaram em 2017

As melhorias na escola começaram em 2017 quando foram feitas as seguintes obras:

  • Reforma no refeitório e corredores;
  • Construção de nova ala coberta; pintura externa e readequação de luminárias LED nas salas de aula; iluminação externa no pátio;
  • Pintura interna de todas as salas de aula (concluída em 2018);
  • Adequação do mobiliário;
  • Revitalização e readequação da biblioteca em outro espaço, possibilitando a liberação no local para sala de artes;
  • Divisão do refeitório entre refeição e recreação (concluída em 2018);
  • Construção das calçadas de acesso aos portões de entrada e saída e uma rampa de acesso ao ginásio de esportes;
  • Revitalização e reforma da Sala de Informática, equipando-as com 20 computadores e cerca de 300 tablets;
  • Revitalização da horta escolar.