CEMMA inova na apresentação da merenda escolar
- Atividade promoveu a curiosidade e melhorou a aceitação
O CEMMA, escola de ensino municipal inovou na oferta de alimentação escolar, oferecendo aos alunos de 1º e 2º anos a oportunidade de montarem seus próprios lanches, no “Dia do sanduíche natural”. Essa foi a forma encontrada de ofertar uma refeição que já fazia parte do cardápio da escola, contendo cenoura e alface e ver que estes foram consumidos sem qualquer preconceito, tendo uma adesão de 98 por cento, apesar da rejeição anteriormente verificada, segundo explicou a direção da unidade, que considerou ser muito gratificante ver os bons resultados da implantação desse projeto.
A atividade faz parte do segundo tema da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional: “Promovendo Alimentação Adequada e Saudável no Currículo Escolar”, e está sendo desenvolvida através das orientações da coordenadora Clarice Granemann Bonin Belandrino junto à equipe de docentes.
Resistência ao consumo
“A iniciativa surgiu após verificarmos certa resistência dos alunos de primeiros e segundos anos em consumir este alimento e então, através da coordenação e corpo docente resolveram promover o “Dia do Sanduíche Natural”, onde cada aluno montou seu sanduíche”, explicou a diretora Marilei Coutinho. Os ingredientes foram preparados pelas merendeiras através da orientação da nutricionista. Ela destacou ainda que os alunos questionaram de onde vieram os alimentos naturais (cenoura, alface). “Explicamos que vieram da alimentação escolar (agricultura familiar), pois nossa horta ainda está em processo de implantação e que, quando estiver pronta, usaremos os alimentos da própria horta da escola”.
As nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Giovana Kundlatsch e Leticia Pimentel enfatizaram a importância da escola perceber novas formas de apresentar os alimentos, promovendo a curiosidade, levando-os inicialmente a experimentar – no caso a cenoura e a alface – e ainda observarem que ingredientes foram utilizados no lanche que irão comer, além de incentivá-los a montarem o próprio lanche.
“A escola foi muito feliz na proposta desenvolvida, pois não aceitou a negação dos alunos com relação ao cardápio do sanduíche natural, mas sim buscou uma nova forma de oferecer o mesmo cardápio, melhorando a aceitação”, afirmaram.
Participação e motivação
Conforme destacou a diretora, o “Dia do Sanduíche na Escola” foi uma forma de desenvolver a prática educativa de forma lúdica, dinâmica, participativa e uma motivação em relação à aceitação da alimentação escolar. “A escola é um espaço potencial de promoção da saúde da alimentação adequada e saudável, onde se aprende a se conectar com a vida real”, salientou e enalteceu o envolvimento da comunidade escolar. “Todos somos potenciais educadores sobre a alimentação e nutrição, e isto envolve toda equipe escolar e também as famílias, quando incentivam seus filhos a valorizar a alimentação servida na escola”.