Escola Amola Flecha desenvolve projeto de alimentação escolar de forma interdisciplinar

 

 

 

Abordam desde apresentação aos alunos de alimentos desconhecidos por eles, nutrientes, dietas saudáveis e prevenção de doenças, de forma a prepará-los para a vida

 

 

Os alunos da EMEF Amola Flecha, em Mafra estão desenvolvendo desde o início do ano, com a orientação dos professores, projeto sobre alimentação saudável, que visa incentivar hábitos que resultem na melhoria da qualidade de vida. Os temas são separados por turmas, porém relacionados aos conteúdos sugeridos pela proposta curricular municipal, são trabalhados de forma interdisciplinar.  A escola possui 101 alunos do 1ª ao 5º ano.

 

A turma do 4º ano, do Professor Giovane, da disciplina de Ciências, está trabalhando a cadeia alimentar e micro-organismos. Nessas aulas verificou-se a preocupação de formar alunos pesquisadores. Utilizando tablets, os estudantes pesquisaram sobre micro-organismos e a presença na vida do ser humano. Na sequência, em suas casas, cultivaram fungos em alimentos que posteriormente foram analisados com o auxílio de um microscópio ótico.

 

No mesmo projeto, mas na disciplina de Matemática, os estudantes tabularam os dados obtidos nos experimentos e transformaram as informações em gráficos de barra. “Os alimentos com fungos citados anteriormente foram reutilizados para adubar a horta da escola e este foi o momento em que os estudantes relacionaram o conteúdo ‘cadeia alimentar’, com as práticas de plantio de alimentos saudáveis, cultivados de maneira orgânica sem a necessidade de utilizar agrotóxicos”, explicaram os responsáveis pelo projeto.

 

Já a turma do 5º ano, da professora Giovana, a atividade proposta tem por objetivo a degustação de alimentos saudáveis pouco usados ou desconhecidos por muitos dos alunos da escola – como granola – levando-os a compreender os benefícios que cada alimento proporciona a saúde do corpo e incentivando a inclusão de alimentos saudáveis nas refeições diárias.

 

Nutrientes, dieta saudável e prevenção de doenças

No 3º ano, da professora Ciliane, o conhecimento construído foi sobre os alimentos, seus principais nutrientes e como eles, muitas vezes são a chave para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. Conforme o projeto, “uma dieta saudável deve conter todos os nutrientes para suprir as necessidades do organismo, prevenindo a obesidade e doenças relacionadas ao peso, como a diabetes. Assim, quanto antes os alunos obtiverem noções básicas de nutrição, mais cedo poderão evitar alguns problemas de saúde relacionados a uma alimentação inadequada”.

 

Para execução desse trabalho – a fim de conhecer mais a respeito das principais vitaminas e sais minerais e respectivas funções – foram desenvolvidas atividades de pesquisa no laboratório de informática, em quais alimentos encontramos as principais vitaminas e quais suas funções no organismo.

 

Preparação para a vida

A diretora da escola, Rosangela Garcia destacou que todo esse conhecimento construído pela comunidade escolar, tem por base as contribuições do próprio aluno, o que ele sabe ou já ouviu falar. “A vida é interdisciplinar e discutir temas contextualizados exige analisar simples situações – como alimentação saudável, por exemplo – de vários pontos de vista, aproveitando conhecimentos das ciências naturais, sociais, matemática e português”, afirmou destacando que “seguindo esta cartilha, preparamos nossos alunos não apenas para uma prova no fim do bimestre, mas para o cotidiano que cada vez mais exige mais das pessoas”.