Saúde de Mafra se prepara para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

A Secretaria de Saúde de Mafra está se preparando para as atividades que serão desenvolvidas durante todo o mês de setembro, em virtude do “Setembro Amarelo”, mês internacionalmente dedicado às campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio. Essa ação tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção.

Nos dias 29, 30, 31 de agosto e 1º de setembro, a assistente social Ariane Woehl e a psicóloga Débora Popadiuk, estarão participando do II Congresso Brasileiro de Prevenção ao Suicídio, promovido pela ABEPS – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio, que será realizado em Vitória/ES, onde estarão apresentando quatro trabalhos pelo município de Mafra em nível nacional e também ministrando palestras.

No dia 04 de setembro, será realizada uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, com o objetivo de prepará-los para identificar comportamentos de risco e sinais de alerta ao comportamento suicidário.

Já no dia 28 de setembro, será realizado o V Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio. Esse evento é destinado a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, profissionais da área da saúde, outras áreas que compõem rede de cuidados, bem como estudantes. A programação irá tratar do luto e pósvenção (suporte ao luto e a prevenção do suicídio aos enlutados e suas futuras gerações e ao suicida não-exitoso), com trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria de Saúde.

Sinais de alerta

• Mudança na personalidade, no hábito alimentar ou sono;
  • Comportamento retraído, dificuldade de relacionamento pessoal;
  • Odiar-se, sentimento de culpa, de se sentir sem valor ou com vergonha;
  • Uma perda recente importante – morte, divórcio, separação;
  • Frases como: “Não aguento mais …Sou um peso… Quero dormir e não acordar”…
  • Tristeza profunda, contínua e/ou falta de interesse no futuro;
  • Tentativas de suicídio anteriores e/ou história de suicídio na família;
  • Dependência química e/ou doença psíquica.

O que fazer?

• Ouvir, mostrar empatia e ficar calmo;
  • Ser afetuoso e dar apoio;
  • Levar a situação a sério e verificar o grau de risco;
  • Perguntar sobre tentativas anteriores e o plano de suicídio;
  • Explorar as outras saídas, além do suicídio;
  • Identificar outras formas de dar apoio emocional, sugerindo apoio na Comunidade;
  • Remover os meios pelos quais a pessoa possa se matar;
  • Se o risco é grande, não deixar a pessoa sozinha.

Onde encontrar ajuda?

Existem diversas formas de se buscar ajuda, orientação, ou conselhos no caso de problemas relacionados ao suicídio. Família, amigos e colegas, igreja, trabalho e grupos de convivência são algumas opções.

A ajuda também pode ser encontrada na Unidade de Saúde mais próxima, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através do telefona (47) 3642-5298 ou no Centro de Valorização da Vida – CVV, o acesso pode ser feito pelo site: www.cvv.com.br ou pelo número 188, a ligação é gratuita para qualquer linha de telefone fixo ou móvel.

Falar sobre o suicídio não faz com que a pessoa decida se matar, mas dá a ela a oportunidade de conversar sobre o seu sofrimento e assim obter ajuda.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.