Saúde de Mafra comemora o Outubro Rosa com diversas atividades nas ESFs

A Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal de Saúde e das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) estarão promovendo diversas ações no mês de outubro, como realização de preventivos, consultas e palestras com o objetivo de conscientizar e chamar a atenção da população, em especial das mulheres Mafrenses, neste “Outubro Rosa” – mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Dentre as atividades já realizadas, estão as coletas de preventivo, realizadas pela ESF Central nos dias 09 e 10 de outubro, nas empresas da comunidade central.

Outubro Rosa

O mês de outubro foi escolhido internacionalmente para sensibilizar toda a população, em especial às mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. O movimento teve origem nos Estados Unidos e têm grande mobilização em âmbito nacional.

De acordo com dados obtidos pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) “Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres”.

Por esse motivo, e com esses dados alarmantes, o Outubro Rosa foi instituído para reforçar o cuidado e busca por um diagnóstico precoce, que em muitos casos, possui grandes chances de cura quando a doença é descoberta a tempo.

A Prefeitura de Mafra é consciente da importância deste mês para a população e por esse motivo, a Secretaria de Saúde também preparou uma programação especial para a saúde da mulher, conforme o cronograma:

CONFIRA O CRONOGRAMA ESPECIAL DE ATIVIDADES NAS ESFS

AÇÃO

Butiá dos Tabordas

Todas as quartas e quintas-feiras

Período da tarde

Atendimento com agendamento (agendar com antecedência atendimento na unidade presencialmente ou por telefone)

General Brito

Maurício Caillet

Todas as quartas-feiras

Vista Alegre

Vista Alegre

Dia todo

Atividade especial com exames preventivos e orientações a comunidade (agendar preventivos na Unidade com antecedência)

São Lourenço

20/10 (sábado)

Das 13 às 17 horas

Restinga

ESF Central

Todas as quartas e quintas-feiras

Atividades normais com agendamento

ESF Central realiza ação na APAE

16/10 (quarta-feira)

Período da tarde

Atividade de orientação e ações educativas nas dependências da APAE para toda a comunidade local

Todas as quintas feiras

De 22 a 26/10

Dia todo

Será oportunizado agendamento todos os dias para preventivo.

25/10 (quinta-feira)

Bela Vista

Todas as terças, quartas e quintas-feiras

Bela Vista

25/10 (quinta-feira)

08h30min

Atividades na empresa IDIMEX

23/10 (terça-feira)

Vila Nova

Preventivos e testes rápidos

Saltinho do Canivete

Todas as segundas-feiras

Saltinho do Canivete

23/10 (terça-feira)

Dia todo

Atividade educativa e orientativa na ESF

ESF CAIC

ESF CAIC

Dia 23/10 e dia 25/10

Horário estendido até as 18 horas

Nesses dias a ESF atende com horário estendido para a coleta

Mais informações sobre a programação do Outubro Rosa podem ser obtidas nas próprias ESFs ou na sede da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone: 3645-3931.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.