Mafra é a cidade mais prejudicada com as mudanças no Programa Mais Médicos

Na tarde da última terça-feira, 20, o Prefeito de Mafra Wellington Roberto Bielecki e a Secretária de Saúde Jaqueline de Fátima Previatti Veiga concederam à imprensa local uma entrevista coletiva para tratar da situação do Município no Programa Mais Médicos do Governo Federal.

O governo de Cuba decidiu recentemente, cancelar o contrato com o “Programa Mais Médicos” e solicitou o retorno ao país dos profissionais que estão atuando no Brasil. A decisão de Cuba surpreendeu muitos Municípios Brasileiros, incluindo Mafra, que atualmente possui treze médicos do programa.

O Prefeito Wellington Roberto Bielecki se mostrou bastante preocupado com a situação ressaltando que “o impacto em Mafra será muito grande, pois possuímos atendimento de atenção básica em 100% do território, o que ficará muito prejudicada com as alterações no programa”. Sobre as medidas emergenciais o Prefeito afirmou que “a Secretaria de Saúde está trabalhando arduamente para reestruturar os serviços e tentar minimizar os danos”.

Mafra é a cidade que mais possui médicos do programa em todo o Estado de Santa Catarina. Dos 13 profissionais que atuam no Município, 5 demonstraram interesse em continuar na cidade, porém essa situação depende do Governo Cubano. O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira o edital para contratação de novos médicos com o objetivo de suprir a demanda com profissionais brasileiros que terão os mesmos benefícios que os profissionais cubanos recebiam e estão estabelecidos no Programa Mais Médicos.

Mafra já recebeu do Ministério da Saúde a confirmação de garantia das treze vagas, que serão preenchidas com novos profissionais. O Prefeito concluiu afirmando que “nossa esperança é de que os profissionais aceitem vir para o Município e que possamos reestruturar o mais breve possível os serviços, já temos nas ESFs, equipes completas com demais profissionais e esse é um diferencial que Mafra possui para atrair novos médicos”, concluiu.

 

O Programa Mais Médicos em Mafra

No ano de 2013 Mafra foi contemplada com 19 profissionais do Programa Mais Médicos, dentre eles Intercambistas, Cooperados e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – PROVAB.

Em 2014 o Município possuía em torno de 42% de cobertura de Atenção Básica (conhecidas como Estratégias de Saúde da Família – ESF). E durante os quatro anos seguintes, Mafra conseguiu obter 100% de cobertura, nos bairros e localidades do interior do Município, com um trabalho árduo que estruturou equipes com profissionais das áreas de: enfermagem, técnicos, dentistas, técnicos em consultório dentário, auxiliares administrativos e agentes comunitários de saúde. As ESFs possuem equipes de atendimento completo e oferecem consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.

A Secretária da pasta ressalta que com essa cobertura “a atenção básica em saúde funciona em Mafra muito próxima ao ideal preconizado pelo Ministério da Saúde. Atendemos todos os Mafrenses o mais próximo de sua casa, na unidade de saúde do seu bairro”.

Sobre o Mais Médicos, a Secretária afirmou que “com o programa foi possível ordenar o fluxo da rede e estabelecer um vínculo da população com sua unidade de saúde, além de organizar horários estendidos, como é o caso da saúde do trabalhador, estruturar a policlínica com serviços especializados com treze especialidades atuando diretamente na secretária de saúde e médicos credenciados via Hospital São Vicente de Paulo. Também houve a organização da UPA conforme a rede de atenção, as Urgências e Emergências e altas complexidades em ortopedia e neurologia.

 

Entenda porque Mafra é a cidade mais prejudicada

A Saúde de Mafra é destacada a nível nacional, com a cobertura de atendimento em 100% de seu território. Ganhou diversos prêmios pela excelência de atendimento prestada e vem alterando seus gráficos com melhoras representativas, como nos índices de mortalidade infantil e atendimento da atenção básica. E com a súbita mudança no programa todo o atendimento passará por uma reestruturação emergencial que comprometerá os trabalhos, tendo em vista que a prioridade desta administração sempre foi focada na área da saúde.

 

Números do Programa

Do mês de janeiro de 2018 até o dia 14 de novembro, os médicos das ESF (grande maioria composta por médicos cooperados) realizaram 58.827 atendimentos. Mafra possui no momento, 13 médicos cooperados atendendo (2 vagas aguardando reposição), 2 médicos intercambistas, 2 contratados pelo Município.

Os médicos cubanos juntamente com a equipe médica do Município, são responsáveis por atender 44.413 munícipes Mafrenses.

 

Soluções emergenciais

Com a saída dos médicos cubanos, toda a organização da saúde conquistada durante os anos do programa fica comprometida e estará passando por uma reestruturação emergencial.

Visando auxiliar nos trabalhos a Secretaria de Saúde disponibiliza a partir de quarta-feira, 21 um telefone de contato com Whatsapp para emergências que não puderem ser solucionadas nas ESF, o contato poderá ser feito através do (47) 98402-8765 com Mariane.

Durante este período crítico na saúde Mafrense a secretaria também estará elaborando um cronograma emergencial que será divulgado no site da Prefeitura, nas redes sociais e na imprensa local o mais breve possível.

Neste momento difícil a Prefeitura solicita a compreensão da população tendo em vista que os atendimentos não serão feitos da mesma maneira e podem sofrer atrasos ou cancelamentos devido à carência de profissionais.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas ESFs ou na Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 47 3642-3931 ou pelo Whatsapp (47) 98402-8765

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4053 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.