Ponte Coronel Rodrigo Ajace é vistoriada por engenheiros de Mafra e Rio Negro
Tendo como objetivo tranquilizar a população perante os boatos relativos ao estado da ponte Coronel Rodrigo Ajace que liga Mafra e Rio Negro, os engenheiros Micheli Maclin, Charles Adriano Gomes, Reinaldo Herbst e Valdir Ruthes das Prefeituras dos dois municípios realizaram uma vistoria no local na manhã da quarta-feira, 23.
Essa objetivava constatar o estado de conservação da ponte e para isso foi verificada boa parte da extensão e realizada uma inspeção visual. “A ponte está em boas condições de trafegabilidade, a população pode ficar tranquila que não há risco iminente”, explicou o engenheiro Valdir Ruthes da Prefeitura de Mafra. Ele contou que esse foi um pedido especial do Prefeito Roberto Scholze que assim ficou sabendo dos boatos que estavam preocupando a população mafrense, pediu que uma equipe fosse verificar a situação. “No entanto, apesar de termos feito uma vistoria há menos de um ano, optamos por voltar ao local para constatar se havia algum tipo de problema e nada foi encontrado”, completou Valdir.
Segundo os engenheiros, a ponte Rodrigo Ajace tem uma peculiaridade que é o fato de toda a sua extensão ser formada por um bloco único. “Em relação a informação de que a ponte estaria balançando é interessante explicar que é normal as pontes terem um certo grau de liberdade; bem como pode ser percebida algum tipo de vibração; mas que isso não significa nenhum tipo de perigo aos transeuntes” explica a engenheira de Rio Negro, Micheli Maclin. De acordo com o engenheiro Reinaldo Herbst da Prefeitura de Rio Negro para a realização de um laudo completo é interessante a contratação de uma empresa especializada, contudo nessa vistoria não foi encontrado nenhum problema estrutural, ruptura ou rachadura. Os engenheiros contaram ainda que apenas alguns pequenos reparos são necessários; porém este tipo de manutenção não compromete o funcionamento da ponte.
Além disso, os três engenheiros da Prefeitura de Rio Negro fizeram um estudo a pedido do Prefeito Milton Paizani, que apesar de receber com ressaltas as questões suscitadas em boatos, resolveu dar toda a importância e atenção aos fatos.
2ª revisão em menos de um ano
Essa é a segunda vistoria na ponte realizada em menos de um ano. Em julho de 2013 os engenheiros de Mafra e Rio Negro estiveram analisando a situação da ponte e na ocasião foram pontuados alguns reparos necessários.