Luta contra o HIV é constante em Mafra

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado anualmente no dia 1º de dezembro, no Brasil, este ano, a data está completando 30 anos. E para marcar esta data tão importante a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção e a busca pelo diagnóstico precoce.

As ações em Mafra com relação à prevenção do HIV já acontecem durante todo o ano nas unidades básicas de saúde, através de atividades coletivas, preventivas com a Educação em Saúde.

No 01 de Dezembro deste ano a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Universidade do Contestado-UnC, estarão em frente à Policlínica Municipal de Mafra, das 09 às 11 horas oferecendo serviços como:

  • TESTE RÁPIDO (para Hepatite C, Hepatite B, Sífilis e HIV)
  • AURICULOTERAPIA
  • EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • AFERIÇÃO DE PRESSÃO.

Para o ano de 2019 o Programa HIV do município planejou capacitações para profissionais de saúde, tanto no sentido de cobertura assistencial quanto ações de prevenção.

De acordo com o enfermeiro Marcio Fábio da Silva “99% dos casos de Aids no município, segundo relatos dos próprios pacientes, é contraído na relação sexual sem prevenção”. Marcio ainda ressaltou que existem pessoas que não estão aderindo ao tratamento e a equipe técnica está realizando ações como: visita domiciliar, abordagens individuais, contato telefônico como forma de resgatar essas pessoas para oferecer o tratamento adequado.  

Em Mafra, a equipe que coordena as ações relacionadas ao HIV é composta pelo médico Dr. André Cassias, pelas farmacêuticas Susanne Cassias e Maristela Sommer, pelo enfermeiro Marcio Fábio Silva, pela assistente social Ariane Woehl e pela técnica de enfermagem Nilseia Aparecida Kucheler Iancoski.

Vale lembrar que todas as ESFs realizam testes rápidos para o diagnostico de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Para fazer o exame não é necessário agendamento, o teste é rápido, confiável, sigiloso e o resultado é imediato. Além do diagnóstico da doença, o SUS (Sistema Único de Saúde), oferece aos usuários dos serviços de saúde, acompanhamento e tratamento.

 

Dados de Mafra

Entre os meses de janeiro e outubro deste ano a Secretaria Municipal de Saúde realizou um total de 9.468 testes rápidos em todas as unidades de saúde. Em Mafra, o Programa HIV e outras Doenças Infectocontagiosas, acompanham aproximadamente 150 pessoas.  Além dos pacientes do município, o programa IST/AIDS/HIV/Hepatites Virais de Mafra atende pacientes das cidades de Itaiópolis e Monte Castelo.

“Das pessoas que estão acompanhadas no serviço a grande maioria adere ao tratamento (94%). Hoje o tratamento é realizado com poucos medicamentos e o vírus é mantido em níveis muito baixos, com isso a qualidade de vida é normal e a expectativa de vida é semelhante a quem não tem o vírus”, explica Dr. Andre Cassias.

                                                                                                       

A abordagem do paciente de maneira integral, visando aspectos biológicos, psicológicos e sociais, amplia a eficácia e adesão ao tratamento, porém o desafio agora é conter a expansão do vírus que continua com altíssima incidência no município de Mafra. Pra isso faz se necessário ações conjuntas para uma mudança cultural envolvendo vários setores da sociedade.

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Biologia

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Assim pega: Sexo vaginal sem camisinha; Sexo anal sem camisinha; Sexo oral sem camisinha; Uso de seringa por mais de uma pessoa; Transfusão de sangue contaminado; Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Assim não pega: Sexo desde que se use corretamente a camisinha; Masturbação a dois; Beijo no rosto ou na boca; Suor e lágrima; Picada de inseto; Aperto de mão ou abraço; Sabonete/toalha/lençóis; Talheres/copos; Assento de ônibus; Piscina; Banheiro; Doação de sangue; Pelo ar.

Fonte: Departamento de Vigilância, Prevenção e combate das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde

 

 

 

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas ESFs ou na Vigilância Epidemiológica (47)3642-5867.

 

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4053 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.