Dia D da campanha de vacinação contra gripe aconteceu no interior e na zona urbana de Mafra

Campanha vai até o dia 9 de maio. Haverá posto móvel de vacinação contra gripe no dia da 44ª corrida rústica “Wilson Buch”

Sábado, 26, foi um dia agitado nas unidades de saúde e postos de vacinação do interior e da zona urbana de Mafra. O Dia D da “Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe)”, levou centenas de mafrenses a procurar pela vacina. Para atingir a população alvo, a Secretaria Municipal da Saúde também montou dois postos móveis, sendo um na praça Hercílio Luz e outro na praça Lauro Müller, que também atenderam os munícipes das 8 às 17 horas.

População
Este ano a campanha abrange crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), idosos (com 60 anos ou mais), profissionais da saúde, presidiários, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas com comprovação (obesidade mórbida, DPOC, imunocomprometidos – HIV, câncer e seus familiares, entre outros). Vale lembrar que a campanha iniciou no dia 22 de abril e se estende até 9 de maio.

Números
Segundo dados do Ministério da Saúde, por meio do SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações), no Dia D foram vacinadas em Mafra 1.091 crianças, 215 trabalhadores da saúde, 137 gestantes, 76 puérperas e 1811 idosos. Segundo a Coordenadora do programa de imunização, Adriana Moro, esta semana a equipe da Secretaria irá até a população do presídio regional, APAE e acamados para vacinar este público que também é foco da campanha.

Posto móvel na 44ª corrida rústica
No dia 1º de maio, das 8 às 12 horas, na Rua Mathias Piechnick, 09, próximo à Caixa Econômica Federal, a Secretaria da Saúde estará com um posto móvel de vacinação contra gripe (vacinas apenas para o público-alvo da campanha). As pessoas também poderão aferir pressão arterial no local, além de conhecer seu IMC (Índice de Massa Corporal) e receber outras orientações sobre saúde com os alunos da UnC – Mafra que participam do Projeto Pró-Pet/Saúde do Trabalhador.

Movimento no Dia D
Um dos locais de maior movimento foi o Núcleo Materno Infantil. Lá as crianças foram recebidas pelo Zé Gotinha e ainda puderam se divertir na cama-elástica e piscina de bolinhas.
Além das crianças, o Núcleo vacinou também idosos, como no caso de Francisco Edival Gonçalves, 66 anos, aposentado, que contou que desde que toma vacina, não tem gripe. “Escolhi o Núcleo por estar próximo daqui e tomo vacina desde os meus 60 anos”, disse.
Leila Teresinha Peters, mãe de Maria Luiza, de 2 anos e 4 meses e Carla Josiane Pereira, mãe de Evelyn, de 4 anos, escolheram o posto móvel da Praça Hercílio Luz, por estarem passando pelo local no momento. Ambas contaram que sempre participam das campanhas, mantendo a carteira de vacinação das crianças em dia.

Mais informações no Núcleo Materno Infantil – Vigilância Epidemiológica – na Rua Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro. Telefone: 3642-6377.