Oficinas culturais têm mais de 800 inscritos
As aulas já começaram, mas ainda há vagas para os cursos de artesanato e teatro
Quem passa pela Casa da Cultura de Mafra, já deve ter se acostumado com a movimentação que vêm ocorrendo neste mês de abril – tendo em vista que já tiveram início às oficinas culturais, oferecidas pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Turismo com apoio da Associação Amigos da Cultura Mafrense.
As oficinas têm mais de 812 inscritos entre os alunos da Casa da Cultura e o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (idosos e crianças). Estão sendo ofertados 12 cursos: EVA, pintura em tecido, biscuit, pintura em tela, artesanato, desenho, fios, dança, teatro, teclado, violão e grafite. Sendo que para alguns cursos, com grande procura, já há lista de espera, mas para quem se interessou vale destacar que ainda há vagas para teatro e artesanato.
A realização dos cursos integra um programa de capacitação oferecido à comunidade em geral, agregando conhecimento e possibilitando aos participantes uma renda extra no orçamento familiar, além de proporcionar momentos de lazer e descontração.
Segundo o presidente recém-empossado da Associação Amigos da Cultura Mafrense, Cleiton Pigatto, a parceria entre a instituição e o poder público permite que se leve ações culturais para a comunidade. “A parceria já vem de anos e pretendemos dar continuidade a esse trabalho, pois acredito na importância de dar acesso aos mais diversos temas dos clássicos aos mais modernos como grafite”, explicou.
Interação e aprendizado
O professor de violão, Pedro Henrique de Oliveira, que está ministrando o curso pelo segundo ano conta que é uma oportunidade de troca mútua. “Estou tendo um grande aprendizado ao ensinar os alunos. É uma experiência marcante em que nós juntos vamos crescendo e evoluindo na música”, conta.
O professor explica ainda que as turmas são mistas sendo divididas pela categoria iniciante ou avançado. “O melhor é que a dúvida de uma criança pode ser a mesma de um idoso e isso é o melhor da música: ela iguala, colocando todos no mesmo patamar”. Nesse sentido o aluno de violão, Carlos Eduardo Schmidt, de 9 anos, conta que está gostando muito do curso. “Eu já tinha algum conhecimento, pois gosto muito do instrumento. Tenho expectativa de aprender muito”.
Vagas
De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo ainda há vagas para os cursos de teatro (adulto e infantil) e artesanato o qual é ministrado no Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis (sabonete, vidro, entre outras técnicas).
As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo que fica na Rua Felipe Schmidt, 494 (ao lado da Biblioteca Pública), no Centro de Mafra. Telefones: 3642-0488 / 3642-1880.