Uma educação mafrense acolhedora e humanizadora

• Seminário de Educação abre com palestras emocionantes e inspiradoras
  • Rossandro Klinjey falou de gratidão e perdão
  • Cesar Nunes falou de acolhimento humanização da educação

A educação de Mafra iniciou o ano letivo de 2019 pensando na preparação dos professores para os próximos 200 dias de aulas, preparando momentos de capacitações, de muitas reflexões extremamente emocionantes. Na ultima segunda-feira, dia 4, no Cine Emacite, recebeu pela manhã, professores do Planalto Norte para o início da discussão e construção do currículo regionalizado.

Eles puderam presenciar a palestra de Cesar Nunes que falou da necessidade de se transformar a educação, transformando as escolas em locais de acolhimento. Considerando a escola como propriedade da sociedade civil, pediu aos municípios que construam uma pedagogia humanista, que acolha o aluno. E sugeriu para o município de Mafra ser uma cidade que educa, com escolas que acolham e com currículo que humaniza. Cesar Nunes proferiu a palestra para cerca de 700 profissionais representando os municípios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo de Major Vieira.

Grande desafio

Na abertura do evento a Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado deu as boas vindas a todos e falou do desafio proposto. “Para nós é um desafio muito grande falar de educação. Brigamos ferrenhamente para que este evento acontecesse e a Amplanorte abraçou a causa”, declarou. Segundo ela a sala de aula é o espaço mais importante da sociedade, de um país.   Disse que discutir currículo não é tarefa fácil, principalmente numa região tão cheia de peculiaridades como a do Planalto Norte.  Ela agradeceu à Amplanorte e ao SESC pela parceria, aos secretários municipais de educação que participaram e prestigiaram o evento e a todos os que estão empenhados em pensar, em discutir e em levar a frente uma educação de qualidade. Ela declarou aberto o Seminário de Educação, após as palestras do dia.

O início do evento contou com a presença do presidente da Amplanorte, Prefeito Orildo Severgnine, de Major Vieira. Para ele o momento busca a discussão e elaboração da base nacional curricular de forma regionalizada. “Esse é o maior investimento que a associação fez na educação, que com certeza é o setor mais importante das nossas vidas”, declarou. Em nome dos 10 prefeitos da região desejou aos presentes que das reflexões e dos momentos presenciados nasça, além do aprendizado, grandes amizades e que os municípios fiquem cada vez mais próximos e demonstrem a fortaleza que é a região do Planalto Norte.

O diretor de Recursos Humanos do SENAC – Administração regional em Santa Catarina, Max Roque Kincezski disse estar feliz pela instituição ter sido escolhida para essa parceria, declarando ser um orgulho participar do que considerou um trabalho de varias mãos.

Gratidão e perdão

“Gratidão”.  Essa foi a palavra cujo significado norteou a palestra de Rossandro Klinjey, proferida na tarde de segunda-feira, 4 de fevereiro,no Cine Emacite,  para cerca de 600 profissionais da educação de Mafra . A palestra foi uma das ações programadas pela Secretaria Municipal para o Seminário de Educação, que se estenderá até o dia 8, em momentos e locais diferentes, com a finalidade de capacitar, motivar e ajudar os professores a iniciar o ano letivo buscando a transformação da escola em um local de transmissão de conhecimento para a formação dos alunos, preparando-os para a vida.

Rossandro deu o start no projeto “Arqueiro”. Falou utilizando exemplos de sua própria vida enquanto criança e adolescente e ainda situações observadas em atendimentos clínicos, como psicólogo.  Falou dos problemas causados por mágoas guardadas e como elas podem se transformar em doenças, e na necessidade do perdão. Na importância do respeito às suas raízes, aos seus antepassados e da necessidade das pessoas entenderem os esforços dos pais em tentar dar aos seus filhos muito mais do que tiveram, ou do que podiam, esforços esses muitas vezes ignorados. “Precisamos agradecer mais e reclamar menos”, afirmou.  Ele abordou ainda diversos temas relativos ao Projeto “Arqueiro”, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado pela educação do Município, junto aos gestores da rede municipal e que neste ano será estendidos aos professores.