Mafra recebeu representantes da educação da região para capacitação continuada regionalizada

Cerca de 100 coordenadores e gestores de escolas municipais de Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo participaram, na última sexta-feira, no auditório da Amplanorte, de mais uma etapa da capacitação continuada realizada em parceria entre Senac, Secretarias Municipais de Educação e Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense.

O projeto em desenvolvimento visa a discussão e elaboração das matrizes curriculares para a região, em consonância com a BNCC, as quais serão adaptadas por cada município, na expectativa de uma proposta regionalizada. Iniciou em fevereiro com a palestra inaugural de Cesar Nunes e já atingiu professores da educação infantil, do ensino fundamental séries iniciais e coordenação. A próxima etapa, em abril, será para professores de áreas específicas, do ensino fundamental, séries finais. (foto 1)

 

Colegiado de educação

No período da tarde, na Secretaria Municipal de Educação de Mafra, aconteceu em paralelo à capacitação, reunião do colegiado de educação, reunindo secretários municipais do Planalto Norte. Nessa reunião foi avaliado o andamento o projeto com o Senac e discutidos temas como transporte escolar, municipalização e capacitações para captação de recursos para a educação. Também houve repasse de informações de viagens à Brasília e abordado o tema da reformulação do Plano de Desenvolvimento Regional-PDR. Por fim foram formados dois grupos de trabalho para discussão de sistemas de educação e para elaboração de Lei do Sistema de Educação Municipal.

A Secretária Municipal de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado destacou a importância das ações acontecerem em conjunto com a região. “Quando debatemos ou buscamos melhorias na educação em conjunto com a região, que vive praticamente as mesmas necessidades e dificuldades, podemos encontrar soluções mais adequadas e nos tornamos mais fortes para a resolução de problemas comuns”, declarou. (foto 2)