Direitos preconizados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos serão trabalhados pelas Escolas da Rede Municipal de Mafra
Como forma de possibilitar o contato desde cedo aos valores construtivos, a Secretaria de Educação de Mafra iniciou junto aos gestores e profissionais das 29 escolas da rede municipal o estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos – que neste ano completa 70 anos – propondo a discussão dos seus diversos temas juto aos cerca de 6 mil alunos. Neste mês as escolas começaram a trabalhar “A Cultura da Paz”, com seus alunos.
A Declaração Universal é um marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geralcomo uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Visa garantir para qualquer ser humano, em qualquer país e sob quaisquer circunstâncias, condições mínimas de sobrevivência e crescimento em ambiente de respeito e paz, igualdade e liberdade.
Humanização
A Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado explicou a proposta do estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como forma de construir a cultura da paz, tão necessária nos dias atuais. “Vivemos num mundo tão conturbado, com valores como amor ao próximo, respeito, direitos e deveres sendo esquecidos ou relegados a um segundo plano. E vemos nossas crianças convivendo com o desrespeito e desamor no dia a dia, o que precisa ser questionado e discutido no ambiente escolar” destaca a secretária.
Acredita-se que é necessário humanizar o cotidiano, promovendo a discussão dos temas, de formas variadas, dependendo da faixa etária dos alunos. “Vamos fazer com que nossos alunos possam aprender que as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e que eles devem empregar a solidariedade, o respeito às liberdades e às diferenças, o amor ao próximo, no seu dia a dia, em todos os lugares”, declarou. E concluiu: “temos parcela de responsáveis pela formação dos futuros cidadãos e não podemos nos omitir em fazê-los perceber a importância e necessidade do respeito aos direitos estabelecidos na Constituição Universal”.
Verifique abaixo os temas a serem trabalhados em paralelo ao currículo obrigatório:
Mês |
Tema |
Fevereiro |
Cultura da Paz |
Março |
Bullying |
Abril |
Família (Lei Estadual 16877- Dia da Família na Escola) Leitura (Lei Municipal 4285- Dia 23/04- Dia da Troca de livros) |
Maio |
Abuso Sexual/ Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) |
Junho |
Meio Ambiente/Cidadania |
Julho |
Idosos/ Qualidade de Vida |
Agosto |
Povos Indígenas/Diversidade Cultural |
Setembro |
Valorização da vida/ Trânsito |
Outubro |
Educação Alimentar e Nutricional (Lei n°11947/2009) |
Novembro |
Consciência Negra/ Drogas |
Dezembro |
Empreendedorismo |