Professores da Educação Infantil são capacitados

A manhã de quarta-feira, 30 de abril, foi de capacitação para os professores de educação infantil da rede municipal de ensino de Mafra.  Foram oferecidas duas palestras: uma com a temática Estimulação Essencial e Prevenção e na segunda foram abordados os Aspectos do Desenvolvimento da Educação Infantil.

O Secretário de Educação, Juliano Munhoz, explica que esse foi o primeiro encontro específico para os professores da educação infantil. “Queremos capacitar nossos professores, gestores e equipe educacional para que tenhamos, cada vez mais, uma educação de qualidade em nosso município”.

Prevenção

Voltada aos profissionais que atuam nos maternais e berçários 1  e 2 na  Secretaria de Educação de Mafra, foi realizada a palestra sobre prevenção de deficiência – dentro da proposta de debater a Estimulação Essencial e Prevenção.  A palestra ocorreu por uma parceria da Educação, através do Setor de Educação Especial com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de Mafra). Esta compareceu com uma equipe multidisciplinar (composta por fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e estagiária de serviço social).

De acordo a Assistente Social da APAE, Janete Almeida,  trata-se de um projeto  da instituição que teve início em 2012 que tem como objetivo diminuir a incidência de deficiência. “Queremos orientar os professores para que reconheçam alguns sinais de alerta que podem indicar algum sintoma de deficiência. Trazer esse debate para os professores da nossa rede municipal é uma ótima oportunidade para atingir esse público”. Ela conta ainda que este trabalho de orientação está sendo realizado também na sociedade. A proposta é dar subsídios para que todos compreendam o tema e entendam que se trata de um trabalho amplo que objetiva agir em três frentes: 1 – antes e durante a gestação, 2 – no caso de haver risco – um trabalho de acompanhamento adequado da gestação e 3 – reabilitação (no caso de necessidade).

A equipe de Educação Especial da Secretaria de Educação composta pelas professoras do atendimento educacional especializado, psicóloga, coordenadoras, contribuiram e acompanharam o processo organizacional da palestra.

As professoras do berçário do CEIM Gunther Werner, Marcia Helena Holenik e Marcia Baruffi, ressaltaram que encontros como este somam conhecimentos aos professores. “Foi uma oportunidade para termos acesso as informações que muitas vezes não nos eram passadas, com isso acredito que poderemos, de alguma forma, compreender melhor a questão dos sintomas e da prevenção de deficiência” destacou Marcia Baruffi. Já a professora Marcia Helena acredita que conhecer o aluno é de suma importância para uma prática educacional adequada. “Essa bagagem que nos foi passada hoje nos permitirá conhecer ainda mais nosso educando”.

Aspectos do Desenvolvimento Infantil

Já os professores dos Jardim I e II  da rede municipal foram recepcionados no CEIM Breno Cauan Garcia pela Coordenadora de Educação Infantil do Município, Eroni Terezinha Machado. Ela explicou que o encontro é destinado aos professores que atuam com alunos de 4 e 5 anos e que os temas em pauta norteiam todo o processo de desenvolvimento da educação infantil,  refletindo então sobre: a construção do conhecimento histórico da educação infantil, associado  ao ato de cuidar , educar,e o brincar.  Visando assim proporcionar uma troca de experiências, onde também foram realizadas discussões e atividades em grupo para que fossem debatidas as diferentes realidades educacionais.

Para a gestora Rubia Cariolatto é gratificante poder se reunir com outros educadores podendo conhecer a realidade de cada instituição. Já para a professora Jiane Maria Stock Schneider, que atua no CEIM Beija- Flor, debater assuntos do cotidiano com outros professores é salutar. “Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências. Vejo como uma ótima iniciativa, pois propicia a reflexão sobre os temas apresentados permitindo que estes sejam, de alguma forma, levados para a sala de aula”, finalizou.