Projeto Hausmusik leva música para as salas de estar

Pianista Maria Aparecida coordena o projeto em Mafra

A Prefeitura de Mafra inicia, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura faz a divulgação de artistas, entidades e projetos culturais locais, muitas vezes desconhecidos da população. A iniciativa é resultado do encontro “Café com Cultura”, promovido pelo Departamento de Cultura de Mafra no dia 13 de março, no Hotel Alyss.

A primeira das muitas reportagens a serem elaboradas fala da professora de piano, canto e teclado, Maria Aparecida Petters B. Coelho e do projeto Hausmusik, que desenvolve junto às famílias mafrenses. Maria Aparecida é pianista formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e pelo Instituto Musical Raul Menssing (superior de piano).

Maria ensina piano há cerca de 35 anos, despertando a arte em mais de mil pessoas. Ensina canto também há aproximadamente 15 anos e coordena o grupo vocal “Sons em Si”.  “Eu amo o que eu faço”, declarou a professora que se considera uma apaixonada pela sua arte.  Em seu “cantinho”, como denomina a sala onde ensina piano, coleciona fotos dos seus alunos e materiais do projeto Hausmusik, sua outra paixão.

A professora que sempre amou o que faz – sempre dedicada às seus alunos – também gosta de reunir o povo, de levar a arte até as pessoas. E é por intermédio do projeto Hausmusik, que há 8 anos vem “transformando as salas de estar dos mafrenses em ‘Palco Temporário’ para a arte”, nos recitais em família.

Reavivando relações humanas

O projeto trata de encontros para performance de música ao vivo, em residências de amantes ou profissionais da música, com a presença das suas famílias e convidados.  No Brasil, o projeto é coordenado pela concertista Salete Chiamulera, de Curitiba, que participa de todos os recitais, tendo Maria Aparecida como coordenadora do Núcleo de Mafra e Marcia Silene Schelbauer Valério, do de Rio Negro. O projeto tem por finalidade reavivar relações humanas, em um ambiente de beleza e harmonia que a arte (musical) encerra, promovendo melhor integração entre as pessoas, os artistas e a família.

“Os encontros proporcionam a confraternização, exercitam e aprofundam a espiritualidade, a compaixão e a gratidão, bem como fortalecem os valores familiares”, declarou Maria Aparecida, destacando que são momentos “muito família”, de muita emoção e alegria. “Neles os pais ou os avós têm a oportunidade de ver os filhos tocar e, muitas vezes os filhos podem ver os pais se apresentando, o que é muito encorajador”, afirmou.  Sobre o Hausmusik disse ter dado um novo ânimo à sua profissão. “É muito gratificante”, declarou.

O Projeto Hausmusik acontece no Brasil há cerca de 10 anos e há 8 em Mafra e Rio Negro.  Os interessados em receber o Hausmusik podem entrar em contato com Maria Aparecida, pelo telefone (47) 3642-5343.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.