História da “Galinha Ruiva” inspira equipe do CEIM Vila Nova nos ensinamentos de cooperação e respeito às diferenças

Merendeiras e professora produzem bolo de fubá com auxilio das crianças, utilizando ingredientes alternativos para atender às necessidades alimentares de aluno alérgico ao ovo e à proteína do leite de vaca

 

O CEIM Vila Nova realizou uma atividade com 20 crianças do berçário, com média de idade de 2 anos, que, além de trabalhar valores como companheirismo e cooperação, ainda promoveu a socialização e o respeito às diferenças, tudo isso através da historinha da “Galinha Ruiva”. 

A história versa sobre a necessidade da galinha fazer um bolo de milho e não encontrar quem se dispusesse a ajudá-la na tarefa de colher e limpar as espigas e ainda de moer o milho. 

Ao contrário do que fala a história – com a galinha não encontrando ajuda – a equipe multidisciplinar da unidade trabalhou o tema em conjunto. A professora Carla Daniele Cabral Weber contou a historinha através de fantoches, ressaltando a importância da cooperação e demais valores morais e junto com as merendeiras, Joselma e Isolete fizeram um bolo.

 

Alergia a ovo e à proteína do leite de vaca

 

E como toda escola tem que desenvolver um projeto de alimentação escolar, as merendeiras decidiram fazer um bolo de fubá, contando com a colaboração dos alunos. Só que elas se depararam com um obstáculo: a escola possui um aluno que apresenta alergia ao ovo e a proteína de leite de vaca. Para solucionar a equação e incluir o aluno com restrições alimentares no mesmo projeto, as merendeiras optaram por inovar na receita trocando os ingredientes – ovo e leite – por outros alternativos e confeccionaram o bolo que foi servido para todas as crianças.

 

Escola possui várias receitas adaptadas

 

A diretora da unidade, Carla Elice Silveira explicou que a escola possui várias receitas adaptadas para atender as situações de alergias e intolerâncias. “A escola adapta sempre o cardápio para o aluno, por exemplo, quando o cardápio é macarrão, é ralada a abobrinha em tiras ou quando é rosquinha, utiliza-se polvilho azedo e assim vamos criando”, explicou.

 

A Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Giovana Andréia Zanini Kundlatsch, falou da importância e necessidade da promoção de uma alimentação que inclua todas as crianças. “Achei muito legal elas produzirem uma alimentação igual para todos os alunos, incluindo a criança com necessidades alimentícias diferenciadas, o que vai ao encontro da Lei 11.947/2009 que em uma de suas diretrizes preconiza que se garanta a segurança alimentar e nutricional dos alunos com necessidades especiais na alimentação, e que isso seja feito de maneira igualitária”, declarou.

 

Para quem quiser a receita do Bolo de fubá sem ovo e sem leite:

 

1 ½  xicara de água;

½ xicara de óleo de soja;

1 ½ xícara de açúcar;

1 xicara de fubá (polenta);

1 xicara de trigo;

2 colheres de sopa de vinagre; e

1 colher de sopa de fermento royal.

 

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.