Fornecimento de documentos é primordial para atualização do Cartão Nacional de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra conclama a população a fornecer os documentos necessários para a realização e atualização do cadastro do Cartão Nacional de Saúde. Muitas pessoas ainda têm receio em apresentar documentos aos ACS, principalmente o CPF. Mas é importante ressaltar que o número de CPF é fundamental para o cadastro do cartão, bem como é uma exigência do DETER para os usuários que utilizam o transporte do SUS para tratamento fora de domicílio. A falta desta informação tem gerado prejuízos, como atrasos na demanda de viagem.

O que faz um Agente Comunitário de Saúde?

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. São profissionais contratados via processo seletivo e fazem parte de uma equipe de atenção básica ou de uma equipe de saúde da família na comunidade onde moram. Estes profissionais trabalham para facilitar o acesso à saúde pela população do bairro.

Contribua com as informações

Faz parte do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde visitar regularmente residências e fazer registros da população em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Assim, o ACS orienta a comunidade em relação à sua saúde, encaminhando ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário. Mas para que o seu trabalho dê certo, é preciso que o cidadão contribua com o fornecimento da documentação e informações necessárias.

Atenção na Identificação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os ACS são identificados pelo crachá da Prefeitura. Em caso de dúvida quanto ao agente, o indivíduo deve procurar a Unidade de Saúde ou a Secretaria Municipal de Saúde para confirmar dados ou fazer denúncias.

Cartão Nacional de Saúde – CNS

O Cartão Nacional de Saúde identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público. É o documento de identificação do usuário do SUS. Este registro contém as informações dos indivíduos, como: dados pessoais (nome, nome da mãe, data de nascimento etc), contatos (telefones, endereço, e-mails) e documentos (CPF, RG, Certidões etc).

Atualmente, o número do CNS está inserido nos sistemas informatizados de saúde que demandam a identificação dos indivíduos, sejam usuários, operadores ou profissionais de saúde. Dessa forma, o CNS possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico, por exemplo: sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos, etc.

Quais são os benefícios de obter o CNS:

• Rapidez na identificação do usuário;
  • Localização do prontuário pelo número do cartão;
  • Vinculação de profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
  • Registro dos atendimentos realizados;
  • Registro do agendamento e execução de consultas e exames;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Atualização de dados cadastrais.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.