Vesná completa 34 anos como um dos principais grupos ucranianos do Brasil

O Perfil Cultural desta semana vai enfocar o Grupo Folclórico Vesná (“primavera”, no idioma ucraniano), que neste mês de maio completa 34 anos de uma existência dedicada a perpetuar a cultura ucraniana, apresentando a beleza da dança no município, no estado e no país. O grupo de danças populares foi fundado com o objetivo de manter vivas as tradições dos antepassados. Iniciou com um grupo de jovens descendentes de imigrantes e mantém-se atuante desde sua constituição, com ensaios frequentes e apresentações diversas.

 

Está diretamente ligado ao bairro Vila Ferroviária e arredores, local que possui forte influência étnica ucraniana. A semente do Vesná foi lançada em 1985, pelo Padre José Waurek, na igreja de rito bizantino ucraíno-católico Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.  Sua primeira apresentação para a comunidade foi em 28 de maio de 1988. Em 1996, adquiriu personalidade jurídica e em 2005 o grupo adotou a denominação “Folclore Ucraniano Vesná” e tornou-se  um dos principais grupos ucranianos do Brasil.

 

Aberta para a comunidade

O dirigente do Vesná é Wilson Komochena e os coreógrafos são Fernanda Celi Torcate e Dimas Humenhuk, este um dos mais antigos membros do grupo e que atua desde a primeira apresentação. Atualmente conta com 12 dançarinos e entre suas metas está a retomada das aulas para as crianças. Os ensaios para adultos acontecem todas as quintas-feiras, das 9 às 21 horas, na sala de danças da escola Mario de Oliveira Goldner.  Mas a dança está aberta para a comunidade. “Todos estão convidados, não precisa ser descendente”, declarou Dimas.  O coreógrafo aconselhou às pessoas que ensinem as crianças e os jovens a amar a dança em suas diversas formas, para preservar a cultura do seu povo.

 

Sempre atuante, o Folclore Vesná da comunidade ucraniana de Riomafra participou de todas as edições do Festival Nacional de Dança Hopak. Em 1999, sediou o evento em sua VI edição e, em 2013, sediou o XX Festival Nacional de Danças Ucranianas, evento que se tornou um importante legado étnico-cultural para as futuras gerações de descendentes ucranianos e para toda sociedade.

 

Descendentes concentram-se no norte de Santa Catarina

A imigração ucraniana no Brasil deu-se no final do século XIX. Em Santa Catarina concentram-se principalmente no Planalto Norte Catarinense, especialmente nas cidades de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Canoinhas e São Bento do Sul, além de Rio Negro,  no Paraná.  Nessas comunidades, os descendentes mantêm vivas suas raízes culturais, por meio dos ritos religiosos, culinária, artesanato e danças folclóricas.

 

O Vesná tem como endereço a Rua Governador Jorge Lacerda, 164, Vila Ferroviária, Mafra/SC.

Mais Informações do Grupo no Facebook: Folclore Ucraniano Vesná e e-mail: vesnamfa@gmail.com.

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.