CAPS I de Mafra disponibiliza mudas de plantas alimentícias não convencionais

O projeto “Plante essa Ideia”, realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial de Mafra, neste mês aborda a temática das plantas alimentícias não convencionais – PANCs.  Em junho, serão disponibilizadas 83 mudas da planta Capuchinha – Tropaeolum majus.

 

Além da possibilidade de obter as mudas, quem se dirigir até a instituição também receberá orientações escritas sobre a indicação, modo de uso, posologia e toxicologia dessa planta medicinal.

 

A importância das PANCs

A situação alimentar no mundo requer a necessidade de repensar os meios produtivos, de consumo, de desperdício, do uso racional dos recursos naturais renováveis como a água e os demais meios super utilizados para produção de alimentos, já que tais meios são limitados.

 

A adoção da alta produtividade de alimentos não conseguiu dar conta da fome que as pessoas passam no mundo. Nossa civilização está longe de superar isso e será cada vez maior a demanda por alimentos.

 

Se quisermos garantir tanto o nosso futuro quanto o das futuras gerações, precisamos de posicionamento e atitude diante da situação que atualmente nos encontramos. Alternativas importantes têm sido discutidas e propostas para superar essa demanda, dentre as quais está à possibilidade de empregar plantas alimentícias não convencionais (PANCs), na alimentação humana.

 

Dentre todas as plantas comestíveis existentes, uma pequena parcela delas nós conhecemos, produzimos e comemos; Estas são denominadas de plantas alimentícias convencionais. As que não conhecemos, não produzimos ou consumimos pouco são chamadas de plantas alimentícias não convencionais – PANCs (RANIERI, 2017).

 

Algumas dessas plantas já são reconhecidas como dotadas de potencial de vitaminas e de minerais, além de outras substâncias funcionais capazes de contribuir para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. É imprescindível que haja o resgate e valorização dessas plantas, a fim de que seja possível obter o máximo aproveitamento e sejam colhidos os benefícios no contexto alimentar, cultural, econômico, social e nutricional.

 

Muda do mês: Capuchinha

Esta planta, conhecida também como Chaguinha, Chagas, Papagaios, Flor-de-Sangue, Agrião-do-México, Flor-de-Chagas, Espora-de-Galo ou Agrião-Grande-do-Peru, auxilia no tratamento de afecções pulmonares. O seu suco é expectorante, as folhas abrem o apetite e facilitam a digestão. Possui também potencial antioxidante, anti-inflamatório, hipotensor e fortalece o sistema imunológico. É diurética e antisséptica das vias urinárias. É um fitocosmético que fortalece o couro cabeludo, prevenindo a queda, além de ser um alimento nutritivo.

 

 

Mais informações podem ser obtidas diretamente no CAPS que fica localizado na Rua José Boitex, s/n (próximo ao MIG da Vila Ivete) ou através do telefone 47 3642-5298

 

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4053 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.