Unidade de Pronto Atendimento de Mafra celebra 2 anos de atuação

A inauguração foi em 30 de junho de 2017, e o início dos atendimentos deu-se no dia primeiro de julho

 

Localizada na esquina da Avenida Coronel José Severiano Maia, no Jardim América, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h –  realizou, desde a sua inauguração até o último domingo, 82.051 atendimentos. A unidade é gerida pela Associação Mahatma Ghandi e atende ao estabelecido na portaria nº 2048/02 do Ministério da Saúde, que preconiza a Gestão do Sistema Municipal de Saúde e implantação de sistemas de Urgência e Emergência. Neste domingo, dia 30, a unidade celebrou dois anos de atuação no atendimento à saúde do cidadão mafrense.

 

24h atendendo com excelência

A UPA Padre Aldo Seidel atua 24 horas e realiza por mês aproximadamente 800 exames de Raios-X, e 2.500 exames laboratoriais. Dos 4.000 atendimentos mensais, realiza em média 150 transferências, sendo 100 para o Hospital São Vicente de Paulo e as outras 50 para as demais unidades de referência da região.

 

Infraestrutura

A estrutura física da unidade conta com sala de observação infantil e adulta, recepção de pacientes e acompanhantes, sala de medicação, consultórios médicos, sala de sutura/curativo, farmácia, posto de enfermagem, sala de inalação coletiva, eletrocardiograma, radiologia geral, laboratório interno e quarto individual de curta duração.

 

Melhorias

Atualmente, a UPA está em processo de finalização das obras e adequações para aprimoramento da estrutura e da qualidade do serviço prestado ao usuário. Dentre as melhorias estão a construção de muros e o fechamento da área de entrada e saída de emergência, restringindo as janelas da área de observação, aumentando a segurança dos pacientes; instalação de escadas em saídas de emergência nos fundos da Unidade; e instalação do sistema NetPACS, que faz o gerenciamento das imagens de radiologia, permitindo acesso em toda a Rede de Saúde de Mafra.

Os avanços também englobam novos equipamentos capazes de proporcionar mais conforto e bons resultados aos pacientes, como a aquisição de servidor para armazenamento das imagens de radiologia por 20 anos; 9 condicionadores de ar e novas longarinas e cadeiras para toda a Unidade; aparelhos de chamada de enfermagem, sendo instalada uma campainha em cada leito e poltrona, além de impressora de etiquetas para individualização de medicamentos para dispensação interna.

 

Segurança e precisão nos resultados também foram contemplados, com a adequação da sala de comando do raio-x, com janela e vidro plumbífero para proteção do profissional; instalação de película na porta da recepção para isolar raios de sol; aquisição de computador para o raio-x para manuseio e gerenciamento das imagens no sistema netPACS e sistema Benjimed para faturamento dos exame; e pintura e reforma de toda área interna e externa da unidade.

A coordenação informou também que estão em andamento as obras para adequação nos fundos da Unidade, para estacionamento de funcionários, e extensão da rampa com rotatório para retorno de carros e ambulâncias.

 

Conscientização

Nesta comemoração de dois anos de atuação é válido ressaltar que a unidade destina-se ao atendimento apenas de urgência e emergência. Portanto, diante de um quadro de aproximadamente 2.700 atendimentos mensais que não são urgentes, ou de pouca urgência, é preciso que o cidadão tenha a consciência de procurar a UPA apenas em casos graves e de relevada urgência.

 

Lembrando que, após a triagem, o estado de saúde de cada paciente é classificado pelo Protocolo de Classificação de Risco da Unidade, baseado em Manchester e outros protocolos de Estados diferentes, adaptado para o município de Mafra. É um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo que a cor vermelha representa os casos de maior gravidade, e azul os casos de menor gravidade. Cada cor representa o grau de urgência no atendimento do paciente levando em consideração seus sinais vitais, dores, sintomas e outros indicadores.

 

Serviço

UPA – Unidade de Pronto Atendimento

Aberta todos os dias da semana, 24 horas

Endereço: Av. Cel. José Severiano Maia, nº 2342 no bairro Jardim América.

Telefone: 3642-3050.

 

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.