Desfile de 7 de Setembro emocionou público presente
- Na primeira parte foi marcada pelos militares a passagem de suas corporações e na sequência escolas homenagearam o município e as etnias que formaram a população mafrense
O dia 7 de Setembro foi comemorado em Mafra com um desfile que encheu de orgulho a todos os mafrenses. Este ano a cerimônia se dividiu em duas etapas: desfile cívico militar em comemoração aos 197 anos da independência do Brasil e desfile cívico alegórico, em comemoração aos 102 anos de Mafra.
O Desfile Cívico Militar iniciou com a revista às tropas, feita pelo Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, pelo Prefeito em exercício de Rio Negro, James Karson Valério e pelos Comandantes do 5º RCC, Tenente Gustavo Henrique Araújo Pereira Machado, e da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsora, Major Abner de Oliveira e Silva Jr. Na sequência aconteceu a passagem das corporações do exercito com os veículos; do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Civil de Mafra e Rio Negro
Homenagem à Mafra
O desfile alegórico teve uma abertura inusitada, com a passagem de um carrinho de supermercados gigante, seguido por funcionários do Condor, que prestaram homenagem à Mafra. Na continuidade, desfilou a APAE de Mafra, A AMADEV, a escola Especial Tia Polônia, de Rio Negro e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos seguidos pelas demais escolas municipais, estaduais e particulares do município, que trouxeram para sua passagem, o resgate e a homenagem às várias étnicas que ajudaram na colonização de Mafra, sem esquecer o tropeirismo e povos indígenas.
As escolas realizaram um verdadeiro mosaico de cores, de línguas, culinárias e culturas. Portugueses, alemães, negros, ucranianos, italianos, luxemburgueses, poloneses, índiose sírios libaneses desfilaram pela rua Marechal Floriano Peixoto, sendo exaltados pelo publico presente.
O morador da casa ao lado onde estava posicionado o palanque das autoridades, Alisson Kalil, assistiu ao desfile da varanda, junto com familiares e amigos. Descendente de Italianos e sírios, disse que gostou muito de tudo. “Foi ótimo. Parabéns”, declarou.
Participação Étnica no desfile
A cada escola que passava pelo palanque, manifestavam demonstrações de amor pelo país e pelas suas raízes. A escola Avencal São Sebastião trouxe para o desfile representações da dança e culinária dos poloneses. A escola Colônia Ruthes homenageou aos povos negros e o Beija Flor os indígenas. Não faltaram homenagens aos ucranianos com a escola Mário de Oliveira Goldner, aos alemães pelas escolas Augusta Vitoria, Avencal do Saltinho e São Lourenço; aos bucovinos com a escola Amola Flecha, ou às tradições gaúchas, feitas pela escola Felipe Carvalho Martins e ainda ao tropeirismo, pelas escolas Agrícola de Mafra e Evaldo Steidel e aos italianos pelo CEMMA.
O desfile alegórico contou ainda com a presença da rainha e princesas da 2ª Festa das Etnias, Raissa Bianca Guerber Brum Bandeira, Rainha; Rafaela Mariane Schultz, 1ª Princesa e Rubiane Socodolski, 2ª Princesa;da Miss Santa Catarina Internacional, Beatriz Meister e do Mister Santa Catarina 2020, Luan Olescwc, seguidos por representações de empresas locais, clubes de carros, escoteiros e de clubes de serviço.
Fale com a Prefeitura
Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br
Site: www.mafra.sc.gov.brFacebook: Prefeitura Mafra Twitter: @PrefeituraMfa
Instagram: prefeitura.mafra
A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.