Escola Agrícola de Mafra apresentou três projetos na 2ª fase da 11ª Mostra Científica Verde é Vida, da Afubra

Após conseguir classificar três importantes projetos para a 2ª fase da etapa regional da 11ª Mostra Científica Verde é Vida da Afubra, a Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho, de Mafra, os apresentou no dia 25, quarta-feira, em Itaiópolis. São eles “Reciclando hoje, preservando amanhã”, “Alimentação Sustentável” e “Recuperação e Conservação de Nascentes”. Nesta fase foi feita apresentação de pesquisa científica desenvolvida pelos alunos, tendo como laboratório a escola, a propriedade da família do aluno e/ou comunidade e deve ser voltada para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde a escola está inserida. Apesar do bom desempenho e esforço dos alunos, os projetos não foram classificados para próxima fase, com indicação para etapa Sul brasileira.

Conteúdo dos projetos

O projeto “Recuperação e conservação de nascentes”, dos alunos Lucas Enzo Valim de Ávila e Matheus Augusto dos Santos Fedenke, orientados pelo diretor Jefferson José Bauer tem por objetivo formar parcerias com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, para fomentar a conscientização dos produtores rurais da importância da conservação e recuperação das nascentes do nosso município. Por meio da Câmara de Vereadores Mirins foi solicitado projeto de lei que torne obrigatória a conservação e manutenção das nascentes existentes no município de Mafra.

Já o “Reciclando hoje, preservando amanhã”, das alunas Yasmin Gondarski Diogo e Luana Kalatay Scardanzan, orientadas pelo professor Vilmar Miranda, visa estimular e apoiar a formação de práticas voltadas a sustentabilidade, por meio da gestão compartilhada e integrada do reaproveitamento do papel.

E o projeto “Alimentação Sustentável”, dos alunos Paula Gabrielli Branco Walter dos Santos e Gabriel de Andrade, orientados pelo professor Jones Vladimir Pasini Deolindo, proporciona um enfoque saudável sob a perspectiva das plantas alimentícias não convencionais. O início desse trabalho teve como base um enfoque duplo: desenvolver o tema proposto pela Secretaria de Educação de Mafra sobre a “Alimentação Saudável” e acompanhar o empenho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA, no estudo e divulgação das plantas alimentícias não convencionais (PANCs), neste caso utilizando a planta “Ora-pró-Nobis”, dentre outras. Ao unir esse duplo objetivo a escola criou duas linhas de atuação: por um lado, desenvolver o uso de PANCs em alimentos de regionais, como o “pirogue” e o “aluske” e, por outro, desenvolver opções mais nutritivas de pratos para a merenda escolar.

A Secretária de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado, parabenizou os alunos pela participação na mostra e incentivando a continuidade dos mesmos no caminho da pesquisa. “Parabenizo os estudantes e professores que trabalharam no desenvolvimento destes projetos tão salutares para o nosso município. É um orgulho vermos uma escola preocupada e desenvolvendo ações para preservação do planeta”, finalizou a secretária.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.brFacebook: Prefeitura Mafra Twitter: @PrefeituraMfa

Instagram: prefeitura.mafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.