Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo: primeira etapa inicia no próximo dia 7 de outubro

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será de forma seletiva, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País. Em Santa Catarina já foram notificados aproximadamente 20 casos suspeitos de sarampo, que perfazem uma média de quatro casos por semana, desde o início do surto.

Durante a campanha, os profissionais de saúde irão avaliar a caderneta de vacinação de cada indivíduo e recomendar a vacinação quando necessária, em casos de não vacinados ou que possuem o esquema vacinal incompleto. Vale destacar que a pessoa que apresentar esquema vacinal completo, de acordo com a faixa etária, não deve ser revacinada.

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas, considerando períodos específicos para a mobilização da população para a vacinação, a saber:

Primeira etapa

No período de 07/10 a 25/10 será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D, de mobilização nacional, será 19/10.

A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarréia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Segunda etapa

Ocorrerá no período de 18/11 a 30/11, onde será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será no dia 30/11.

Nesta segunda etapa, priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Sarampo é coisa séria!

O Sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento das erupções cutâneas, até quatro dias após.

Vacinação é a única prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra conclama a população que encontra-se dentro das faixas etárias da campanha, e que ainda não foi vacinados ou que possui a falta de todas as doses da vacina, que procure a sua unidade de saúde para imunização.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Facebook: Prefeitura Mafra

Twitter: @PrefeituraMfa

Instagram: prefeitura.mafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.