Leitura no Campo chega à cidade de Mafra

No próximo dia 25 de novembro (segunda-feira), às 9 horas, 1.200 novos livros, entre romances, mangás, contos, filmes e títulos juvenis, chegam ao Centro de Educação Municipal Beija Flor, na cidade de Mafra, em Santa Catarina. O novo acervo é uma das ações do projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Kromberg & Schubert.

Além de títulos que são de difícil acesso e publicações solicitadas pelo público infantojuvenil, o CEM Beija Flor ganha novo espaço de leitura, que irá beneficiar os 600 alunos atendidos pela instituição, tendo como foco os seus 300 alunos matriculados no Berçário ao Pré-Escolar II. Assim, o Leitura no Campo cria mais uma biblioteca na escola, que se soma a que atende aos alunos do Ensino Fundamental. A diferença é que esta, além dos livros, conta com área de pintura, mesas e cadeira e ambientação lúdica. A nova biblioteca também se volta à comunidade Vila das Flores, periferia de Mafra, que fica no entorno da escola e está convidada a fazer empréstimos de livros.

“No CEM Beija Flor, funciona uma biblioteca que atende aos alunos do Ensino Fundamental. Com a implantação do projeto Leitura no Campo, nossos alunos da Educação Infantil terão um espaço lúdico apropriado para a leitura, a brincadeira e o aprendizado. A nova biblioteca ganha importância na medida em que funciona como estímulo à prática da leitura para a maioria dos alunos que somente têm contato com os livros por meio da escola. Além disso, o Leitura no Campo reforçará a iniciativa de incluir a prática da leitura entre pais e responsáveis, uma vez que semanalmente os alunos poderão fazer empréstimo de publicações”, destaca o gestor do Centro de Educação Municipal Beija-flor, Valmor Henrique de Mello.

O projeto Leitura no Campo busca a formação de leitores em comunidades com pouco acesso à literatura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização de espaços de leitura. O foco é oferecer novos títulos que possam abranger temas atuais, dando espaço para a diversidade, com livros em braile e audiolivros.

Neste ano, o Leitura no Campo vai reestruturar, no total, 10 bibliotecas ou espaços de leitura já existentes no Brasil, tanto no que tange à adequação do espaço físico como a doação de acervos. O projeto vem atuando em espaços que precisam de suporte e melhorias para atender as comunidades do país. Além de chegar ao interior de Santa Catarina, o projeto já foi implantado nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia.

O acompanhamento do projeto após a doação do acervo é realizado pelas escolas por meio do sistema Biblioteca Fácil, que gera relatórios sobre empréstimos, livros lidos e temas mais pesquisados. O Leitura no Campo parte do princípio de que as bibliotecas são espaços vivos para trabalhar a imaginação, a colaboração, a aprendizagem e a produção de conhecimento.

“Para a Kromberg & Schubert é um grande prazer poder viabilizar a transformação das comunidades a partir do acesso à leitura, apoiada com muito brilho nos olhos pelos nossos colaboradores e suas famílias, atuantes no projeto como voluntários, durante as revitalizações. É um projeto cuidadosamente planejado em cada detalhe e que, acreditamos, fará a diferença nas rotinas de aprendizagem dos alunos beneficiados”, avalia Érica Ruesch, Gerente de Recursos Humanos da Kromberg & Schubert.

“O grande objetivo do nosso projeto é dar acesso ao livro e à leitura em comunidades no interior do Brasil. O desafio, no entanto, vai além de implantar bibliotecas. Precisamos democratizar a leitura e o ato de ler”, realça Katia Rocha, diretora da Rede Educare.

A iniciativa do projeto Leitura no Campo vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver biblioteca nas instituições de ensino do país. O programa também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.

Leitura no Campo – Mafra (SC)

CEM Beija-flor – Endereço: Avenida das Rosas, 155. Vila das Flores

Inauguração: 25/11 (segunda-feira)

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 11 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Sobre Kromberg & Schubert

A Kromberg & Schubert (KROSCHU), (www.kromberg-schubert.com) faz parte de um grupo tecnológico global que supera 110 anos de história.  Com mais de 50.000 colaboradores em cerca de 40 localidades, a KROSCHU é, atualmente, uma das líderes globais no desenvolvimento, produção e fornecimento de complexos sistemas elétricos, cabos especiais e componentes plásticos para a indústria automotiva. Com plantas localizadas em Itatiba/SP, Oliveira/MG, Mafra/SC, Resende/RJ e Luque, Paraguay, somam-se cerca de 3.500 funcionários na região.

Relações com imprensa I Rede Educare:

Natalia Rolim – natalia@redeeducare.com.br (11) 31780876

Cynthia Takayama – cynthia@redeeducare.com.br (11) 31780870

OBS.: ESTA MATÉRIA É DE RESPONSABILIDADE DA REDE EDUCARE.