Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade foi tema da última reunião do ano com estagiários que atuam junto aos alunos com necessidades especiais

 

Estagiários que atuam nas escolas da rede municipal de ensino auxiliando os professores regentes no atendimento a alunos com necessidades especiais participaram do último encontro de formação do ano, realizado pelo Setor do Atendimento Educacional Especializado – AEE, da Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve como palestrante a Psicopedagoga Ivana Molinari Juski Heuko, que abordou o tema TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

 

Na abertura do encontro, a coordenadora do AEE, Ana Claudia Rauen, elogiou a atuação dos estagiários, classificando como grandioso o trabalho que desenvolvem em sala de aula. Ela salientou que o conhecimento que estão adquirindo no dia a dia será muito útil para quando eles assumirem a sala de aula como professores regentes. “O conhecimento adquirido vai contribuir muito na carreira profissional de todos”, declarou enfatizando que eles não estarão sozinhos, podendo sempre contar com o apoio do Setor do Atendimento Educacional especializado. Ela parabenizou a todos que escolheram ser professor diante de toda essa diversidade verificada atualmente.

 

Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a psicopedagoga falou que ele não está sozinho e não está em um único lugar. “O TDAH e suas comorbidades estão em todos os lugares e pessoas, como pais, professores, etc. e por isso precisamos abrir um espaço maior em torno das crianças, com um olhar comprometido, para podermos entender a dinâmica existente”, explicou. Segundo ela, a escola cumpre um importante papel nesse contexto. “Educar é um desafio também para os professores e, no conceito de Rohde, o professor tem um papel importante na saúde mental de seus alunos”, declarou concluindo que: “a influência que exerce sobre suas vidas não pode ser medida, pois ela dura para sempre”.