Prefeitura de Mafra lança campanha “Volta Segura – Mafra longe da Covid-19”

Campanha traz orientações para a volta ao trabalho com medidas simples que devem ser adotadas pela população no dia a dia

Várias medidas restritivas já foram tomadas para evitar a disseminação do coronavírus entre a população, desde a lavagem constante das mãos e a utilização do álcool em gel até a adoção de máscaras. Segundo a secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Previatti Veiga, uma das principais medidas – o distanciamento social – de idosos e demais pessoas – mostrou que se reduz em 50% a transmissão. “O distanciamento social seletivo, que é o de manter a população idosa segura em seu domicílio, precisa ter a colaboração de todos. Esta ação não se faz só com o poder público, mas com a colaboração da sociedade”, lembrou a secretária. Baseada nas orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde elaborou medidas de proteção para o retorno das atividades laborais de todos os departamentos da Prefeitura de Mafra e demais setores comerciais e econômicos da cidade.

Acompanhe as orientações para a volta de suas atividades ao trabalho:

• Antes de sair de casa, prenda os cabelos e evite usar acessórios como brincos e anéis;
  • Se estiver com gripe ou tosse, use máscara para sair de casa;
  • Evite levar muitos objetos na bolsa. Dê preferência às sacolas descartáveis;
  • Ao chegar ao trabalho procure deixar os ambientes ventilados;
  • Mantenha o ar condicionado no modo ventilação e deixe as janelas sempre abertas;
  • Higienize sua mesa, bancadas, computadores, maçanetas e corrimões constantemente;
  • Ao tossir ou espirrar: não utilize as mãos. Use etiqueta respiratória e higienização das mãos;
  • Lave suas mãos constantemente com água e sabão;
  • Se possível use álcool gel;
  • Evite tocar o rosto, olhos e nariz;
  • Pratique distanciamento social;
  • Ao retornar para sua casa, não toque em nada antes de se higienizar;
  • Tire sapatos antes de entrar em casa. Tire a roupa e separe-a em uma sacola plástica;
  • Deixe chaves e bolsas na entrada de sua casa;
  • Tome banho assim que chegar em casa. Se não puder lave bem todas as áreas expostas;
  • Limpe seus óculos com sabão e água ou álcool;
  • Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardá-las, incluindo seu celular;
  • Qualquer sintoma de gripe ligue para Central de Informações Covid-19;
  • Compartilhe essas informações com seus colegas de trabalho.

Saúde na frente

A Saúde de Mafra tem trabalhado desde o início da pandemia da Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, no que tange ao atendimento da população. Montou a Sala de Informações que já passou dos 1800 atendimentos remotos realizados e a Unidade Especializada com mais de 580 atendimentos de pessoas com síndrome gripal. Até a manhã do dia 09 de abril, dois (02) casos de coronavírus haviam sido confirmados no município, um (01) caso suspeito (casos coletados em análise no Laboratório Central – LACEN – em Florianópolis), 18 descartados (casos coletados com resultado negativo para Covid-19) e 58 casos monitorados (pessoas com síndromes gripais internadas ou em isolamento domiciliar e de pessoas sem sintomas confirmados ou transitaram em locais com elevada transmissão viral).

A fim de evitar a disseminação do coronavírus, a secretária declarou que todas as medidas iniciais se mantêm, além das novas orientações que precisam ser seguidas pela sociedade. “Devemos continuar a fazer a nossa parte – Administração Municipal e população. Fazer nossa rotina diária, mas com hábitos modificados que nos mantenham seguros contra a Covid-19”, concluiu.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Facebook: Prefeitura Mafra Twitter: @PrefeituraMfa

Instagram: prefeitura.mafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.