O luto em tempos de coronavírus

• Responsabilidade e cuidados também são exigidos na hora da dor

 

A pandemia mundial da COVID-19 está mudando a forma com que nos relacionamos, trabalhamos e interagimos. Máscaras se tornaram parte do nosso guarda-roupa e o ato de lavar as mãos se tornou tão corriqueiro quanto ele deveria ser desde sempre. E, justamente por fazer parte da vida, a morte também passa a exigir cuidados adicionais.

Parece um contrassenso falar em distanciamento social em um momento de dor onde o abraço é tão reconfortante. Mas não podemos esquecer que o coronavírus se disseminou por todo planeta e a doença COVID-19 ainda não tem cura nem vacina. Por isso, é preciso cuidado.

Isso não quer dizer que o luto deva se transformar em solidão. É possível demonstrar apoio, carinho e sentimento de outras formas, que não a presencial. Hoje vivemos conectados e uma vídeo-chamada aproxima as pessoas que o vírus insiste em afastar. Um telefonema também pode reconfortar, assim como uma mensagem escrita ou uma videoconferência entre amigos e parentes onde todos podem realizar uma oração conjunta ou trocar palavras de conforto.

A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Saúde, criou a Comissão de Atenção aos Óbitos Domiciliares/Institucionais e Apoio aos Enlutados por COVID-19. As sugestões acima foram algumas das elencadas pelos profissionais da saúde que compõem a comissão.

Reuniões com Funerárias e Lideranças Religiosas

Para contribuir com a disseminação das recomendações e cuidados também no momento do luto, seja em velórios ou funerais, a comissão se reuniu com as funerárias do município, na quinta-feira, 16, e com lideranças religiosas, na última segunda, 20. A todos foi explicado o panorama da COVID-19 no país e em nosso município, suas características, as recomendações para sua prevenção, as ações que fazem parte da Volta Segura e, mais especificamente, os cuidados e orientações em velórios e funerais, seja eles em virtude de outras causas de morte, sejam decorrentes do COVID-19 – que conta com recomendações específicas. 

Cuidados

A comissão ressaltou nas reuniões que é fundamental o equilíbrio e o bom senso, respeitando a dor familiar e também a segurança da comunidade como um todo. E, para os funerais, recomenda:

• Manutenção do Distanciamento Social – 1,5 metro, evitando aglomerações seja no ambiente fechado de uma capela ou na área aberta do cemitério;

• Cuidado com demonstrações de apoio que envolvam abraços, beijos e toques;

• Celebrações únicas e rápidas;

• Buscar demonstrar a solidariedade de outras maneiras, lembrando-se que o luto não se encerra após o sepultamento, permitindo que o apoio virtual possa se dar em vários outros momentos, talvez permitindo, desta forma, uma maior interação e conforto emocional e espiritual.

 

Todos nós, ao sairmos de casa, estamos mais expostos. Por isso, é recomendado que apenas uma pessoa da família vá até o banco, a lotérica, o mercado ou as lojas da cidade. O momento é de cuidado. E ao chegar em casa, deixe os sapatos do lado de fora, coloque sua roupa para lavar, higienize os objetos pessoais que trouxe consigo (celular, chaves, carteira) e, preferencialmente, tome banho antes de qualquer outra atividade ou contato com familiares.

#voltasegura #saudemafra #coronavirus

 

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Facebook: Prefeitura Mafra Twitter: @PrefeituraMfa

Instagram: prefeitura.mafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.