Projeto “Lives que Iluminam” atinge cerca de 450 profissionais da Educação do município de Mafra

• Como parte do “Projeto Iluminar”, visa dar suporte nos tempos de pandemia

Após cerca de dois meses do início do “Projeto Lives que Iluminam”, deflagrado pela Secretaria de Educação de Mafra e Acampamento Moriah para formação e apoio em tempos de pandemia do COVID-19, cerca de 450 profissionais da Educação têm sido impactados pelos momentos de reflexão e inspiração proporcionados pelas lives assistidas no próprio local de trabalho.

O projeto tem por objetivo, fornecer, através das intervenções semanais, ferramentas terapêuticas de suporte, informação e diálogo, demonstrando atenção e cuidado para com os profissionais, e de abrir um canal importante de escuta ativa e apoio psicossocial.

Consiste em três módulos com 5 lives cada e, ao final, os participantes  receberão certificado. A live de inauguração do projeto aconteceu no dia 15 de setembro e contou com o palestrante Claudiomir Selner, professor da Universidade de Santa Catarina, pesquisador e analista de sistemas psíquicos e psicossociais, que abordou o tema “Cisternas Contém, Fontes Transbordam”. Teve participação especial da Professora Vivian Dutra. Até o momento já foram apresentadas 10 lives.

Cuidados com a saúde física, mental e espiritual

Os encontros são semanais, sempre às terças-feiras e contam com palestrantes convidados, rodas de diálogos e socialização de saberes, impulsos e expectativas relacionadas ao universo da educação, da vida profissional e das relações interpessoais em meio à realidade da pandemia, além de cuidados com a saúde física, mental e espiritual.

O Projeto “Lives que Iluminam” faz parte de um projeto maior, o “Projeto Iluminar”, que é uma extensão do “Projeto Arqueiro”, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2018 e envolvendo todos os profissionais da educação, além dos alunos da rede municipal de ensino.

Luz na vida das pessoas

Conforme explicações da Secretária Estela Maris Bergamini Machado, o projeto foi preparado com muito carinho para todos. Destacou que “é necessário sermos luz na vida das pessoas, não somente brilhar, mas iluminar caminhos, construir pontes, dar as mãos, ajudar e colocar o amor em prática todos os dias”. Conforme ela, todos os dias as pessoas são confrontadas com escolhas, simples ou complexas e, em dias difíceis é necessária a tomada de decisões, por isso, “se efetivamente construirmos algo de bom, se fizermos a diferença na vida de alguém teremos a certeza de que tivemos uma boa existência”.

O representante do Acampamento Moriah, Joel Pavan disse estarem muito felizes por poderem trabalhar juntos auxiliando na formação e partilha de conhecimentos.

3 Módulos – 5 lives cada

O projeto Lives que Iluminam constará três módulos sendo:

Módulo 1

Módulo 2

Módulo 3

“Os quatro Pilares da Educação para o Século XXI”- Reflexão e diálogo sobre aprender, fazer, conviver e ser, a partir de Rubem Alves.

“Pedagogia da Pandemia”O que podemos aprender com a experiência.

“Impulsos para o Novo Normal”Dicas e reflexões para o mundo que vem por aí”.