Estação Hidrológica é instalada em Mafra

  • Em Santa Catarina nove municípios foram agraciados com o equipamento, este transmitirá as informações e alertas diretamente para a Defesa Civil Nacional e Municipal

Antever situações de risco através de um alerta de desastres naturais, essa é a proposta principal da estação hidrológica instalada no último final de semana, dias 10 e 11, na ponte do Rio da Lança.A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Governo e Cidadania, recebeu a equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEM) que realizou a instalação e orientação da equipe local.

A vinda do material é parte do Plano Nacional de Gerenciamento de Desastres naturais, em que o CEMADEN coordena o projeto “Desenvolvimento de Sistema de Previsão de Enxurradas, Inundações e Movimento de massa em Encostas para Prevenção de desastres naturais”.

O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze destacou que a Administração – ciente de que o município é muitas vezes atingida por alagamentos, enchentes e outras intempéries – está investimento amplamente em meios de enfrentamento aos eventos adversos e ações preventivas.

Estação

O alerta realizado pelo equipamento funciona por meio da Internet 3G, monitorando minuto a minuto a pluviosidade e o aumento da quantidade de água no rio. A estação conta também com um pluviômetro e uma câmera que registra com fotos o monitoramento.
A Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kwischal, conta que o município vem investindo em ações para equipar a Defesa Civil possibilitando um retorno mais rápido. “A melhora na qualidade de alertas de desastres naturais, através do estabelecimento da estação hidrológica para monitoramento de cheias bruscas e enxurradas, é fundamental”.  Ela ressalta ainda que nesse sentido o apoio da Defesa Civil Nacional e do CEMADEM vem a colaborar no trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura de Mafra.

Como funciona

A estação hidrológica é alimentada por meio de uma bateria com placa solar que acumula energia para garantir o seu funcionamento e o aumento da rede observacional de dados hidrológicos permitirá a melhoria da capacidade de monitoramento e emissão de alertas de riscos de natureza hidrológica.  

Serviço

A Defesa Civil de Mafra está localizada na rua Dr. José Boiteux, 41  e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3643 77 42.