Escola Agrícola de Mafra inaugura pista de atletismo com campeonato

Escolas de Mafra, Campo do Tenente e Itaiópolis participaram do 1º campeonato de atletismo Escola Agrícola Prof. José Schultz Filho – Programa Atleta na Escola 

 

Com o objetivo de inaugurar a pista de atletismo da Escola Agrícola de Mafra e promover a integração entre unidades de ensino, foi realizado na última quinta-feira, 15, o “1º Campeonato de Atletismo Escola Agrícola Prof. José Schultz Filho – Programa Atleta na Escola”.  

 

Campeonato

 

As modalidades disputadas foram corrida de resistência (1000m), corrida de 75m, arremesso de peso e salto em distância. Além do Agrícola, mais cinco escolas participaram: CEMMA, EEB Dr. Francisco Izabel, CEM Beija-Flor, Escola Estadual Antonio Blaskoski (Itaiópolis) e Colégio Estadual Victor Bussmann (Campo do Tenente). As competições são para alunos de 10 a 14 anos, divididos em duas categorias (10 a 12 e 13 a 14).

 

Iniciativa

 

A diretora da Escola Agrícola, Nádia Machado, comentou que o campeonato surgiu por meio da iniciativa dos professores das escolas participantes, que valorizam o esporte aliado à educação. Na abertura, enalteceu a presença de todos os atletas e professores e a satisfação em receber todas as escolas. Também destacou o espírito de competição e a perseverança dos alunos.

 

O Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz, destacou o momento vivenciado pelo país – Copa do Mundo – e a importância do esporte no ambiente escolar. “Há necessidade de investimento dos gestores para as questões esportivas como quadras, pistas e equipamentos”, disse. Ele deixou ainda uma mensagem às escolas. “Sintam-se acolhidas pelo município e pela escola agrícola. Disputa deve ser feita dentro da quadra e fora dela, devemos nos relacionar como amigos”, relatou o Secretário. Para concluir, ressaltou que “o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze propicia e apoia ações esportivas e de lazer para todos os públicos – escolas e sociedade”.

 

Por fim a diretora agradeceu a parceria das escolas e da Patrulha Escolar, declarando oficialmente aberto o campeonato.

 

Próximos passos

 

Após esta primeira etapa (escolar), acontece a municipal, em seguida a estadual/regional e por fim a nacional. Nesta ordem, cada etapa é classificatória para a posterior, de modo que somente os mais destacados atletas escolares de cada estado alcançarão a Etapa Nacional — Jogos Escolares da Juventude — a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Paraolimpíadas Escolar, realizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Programa Atleta na Escola

 

O Brasil sedia nesse ano, 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, lançou-se em 2013 o Programa ATLETA NA ESCOLA que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

O Governo Federal em parceria com os Estados, Distrito Federal, Municípios, Escolas públicas e federais, privadas, Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro e as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol, com o intuito de alcançar os objetivos expostos, apresentam o Programa ATLETA NA ESCOLA 2014 que este ano irá agregar novas modalidades.

Fonte: http://atletanaescola.mec.gov.br/programa.html

 

Confira o resultado abaixo.