Mafra recebe selo Prefeito Empreendedor
Roberto Scholze foi um dos prefeitos catarinenses que receberam o selo Prefeito Empreendedor, por incentivar iniciativas de apoio à micro e pequenas empresas. A solenidade aconteceu em Florianópolis, no dia 13 de maio. Esta foi a 8ª edição do Prêmio, desenvolvido pelo Sebrae/SC. O Prefeito de Mafra inscreveu-se no ano passado, com base em algumas ações desenvolvidas para a agilizar os processos de abertura de novas empresas, reformulação das Lei de incentivos e a implantação de dois Distritos Industriais, entre outras. Essas ações foram consideradas importantes para adequar o município de Mafra ao momento de modernidade e de atitudes que projetem o crescimento local.
Para o Prefeito Roberto Scholze, esse prêmio tem um significado muito importante, pois reconhece o esforço que vem sendo feito para preparar o município para o futuro e por garantir condições de abrigar um grande número de empresas com uma lei e um local adequados, proporcionando meios para a geração emprego e renda. “Temos uma carência de empregos para os jovens mafrenses e hoje, felizmente, conseguimos progredir com a aprovação da nova Lei de incentivos e a implantação do Distrito Industrial, ações que poderão reverter num futuro próximo o quadro atual de carência de emprego em Mafra” declarou.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Kvitschal Junior, afirmou que as ações que resultaram nesse reconhecimento foram fruto do estudo das carências do município na área de desenvolvimento industrial. “Pretendemos continuar apoiando as micro e pequenas empresas a fim de estimular o crescimento local”, afirmou.
Antes da Implantação do Projeto
O município de Mafra, no passado, posicionou-se com destaque na economia catarinense através do extrativismo da madeira e da erva-mate. Com a diminuição da oferta de madeira nativa a economia do município desacelerou. Atualmente Mafra tem sustentado sua arrecadação graças ao bom desempenho da produção agrícola, que hoje já responde por mais de 40% de todo valor adicionado no município, mas o baixo desempenho do valor adicionado pela indústria nos últimos anos tem causado grande preocupação ao Executivo. Diante disso o prefeito tem analisado algumas possibilidades para a reversão deste cenário buscando formas de fomento empresarial capazes de auxiliar na retomada do crescimento industrial. Outro ponto importante enfrentado foi a lentidão nos processos de abertura de novas empresas.
Situação depois da Implantação do Projeto
- Reformulada a Lei 3678/10 Lei de Incentivos mudou-se a forma de aprovação dos processos de incentivos para instalação de empresas, atual Lei 4020;
- Foi agilizada a aprovação dos processos de abertura de novas empresas com a contratação da Fecam para suporte ao REGIM;
- Definidas novas áreas industriais, Lei Complementar 32;
- Disponibilizada infra-estrutura básica para a instalação de indústrias;
- Adequada a estrutura viária para o novo acesso da área industrial existente;
- Divulgação do município junto a várias indústrias visando atrair novos negócios e diversificar a economia local.