Iniciadas negociações para vinda de empresas polonesas à região

Representante do Centro Polono-Brasileiro de Apoio ao Investidor esteve no municípi

O Prefeito de Mafra Roberto Agenor Scholze, recebeu em seu gabinete o vice-presidente do Centro Polono-Brasileiro de Apoio ao Investidor, Frederico Pawlowski. O objetivo da visita foi a entrega de uma carta de intenções da empresa em viabilizar a vinda de investimentos da cidade de Opole, no sul da Polônia, para Mafra e região.

De acordo com Frederico, que é brasileiro descendente de poloneses e viveu por muitos anos naquele país, existe uma similaridade muito grande do Planalto Norte Catarinense com a região polonesa da Silésia e há um grande interesse de empresas polonesas em expandir os negócios para o Brasil, um dos principais países entre os considerados emergentes e que está fora da Europa. “Nós apresentamos a região aos empresários e eles ficaram encantados, pois não faziam ideia de como é aqui, muito parecido com a Europa, mas com soluções importantes para os problemas deles, como a energética, por exemplo”.

O empresário estava acompanhado do vice-presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, Mauro Beal, que presta assessoria para a criação de uma Câmara Polonesa nos mesmos moldes no estado. Segundo Mauro, o apoio dos governos das duas cidades é fundamental para a viabilização dos negócios. O próximo passo agora, para eles, é a vinda de uma missão técnica com um grupo de 10 a 30 empresários poloneses para Mafra e uma possível visita do chefe do executivo mafrense à cidade de Opole.

Para o prefeito Roberto Scholze, esse tipo de iniciativa é importante por representar uma internacionalização de investimentos no município, colocando Mafra em um cenário global que pode resultar na vinda de outras empresas de diferentes países. “Além da questão cultural, que integra duas cidades de países tão distantes, a vinda de investimentos sempre é bem-vinda. Nossa administração tem buscado incessantemente a instalação de empresas no município, prova disso é a criação do Distrito Industrial, que deverá dar sustentação para novos negócios. Muitas vezes o processo é lento porque há uma série de fatores, principalmente financeiros das empresas que precisam investir, mas da nossa parte sempre daremos total apoio para geração de empregos em Mafra”, ressaltou.

Acompanharam a reunião os coordenadores do Sebrae, Jaime A. Dias Junior, da Regional Norte, e Luiz Carlos da Silva, da Agência de Atendimento de São Bento do Sul.