Mafra estará representada no Parlamento Jovem da Alesc

 

  • Cinco estudantes estarão representando o município. Eles irão, com apoio da Prefeitura de Mafra, apresentar dois projetos que beneficiarão a comunidade

Nos dias 26 e 29 de maio, Mafra será representada na 17º edição do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Cinco alunos do Colégio Mafrense levarão dois projetos da comunidade mafrense para serem apresentados: o Ateliê de Bonecas da Apae (para geração de trabalho e renda) e o da inclusão das placas de sinalização turística para as duas rotas de turismo rural de Mafra.  A participação dos alunos tem apoio da Prefeitura de Mafra através das Secretarias Municipais de Educação e Governo e Cidadania.

Os alunos do 1º e 2º ano, Bruno G. Fischer, Beatriz  Peruzzolo Boldori, Guilherme R. Karnikowski, Mayara Witt e Fernanda Schütz Gislon foram eleitos em sala para participar do projeto e tiveram a orientação Professora Claudia Maria Buss.   Ela conta que essa é a terceira vez que o município participa tendo sido representado nas outras oportunidades pelas Escolas de Educação Básica Barão de Antonina e pelo Jovino Lima.   Nesse sentido, ela vê como positiva a inclusão dos jovens no meio. “Buscamos nas disciplinas de sociologia e filosofia incluir a política e percebemos um retorno muito positivo por parte dos nossos alunos”, ressalta.

Os jovens deputados contam que estão animados com a possibilidade de conhecer como funciona o Legislativo Catarinense. “Eu já tinha um interesse anterior em ter mais informações sobre a Alesc, pois conhecer os procedimentos da Casa nos permitirá uma maior compreensão do processo legislativo, bem como nos possibilitará uma maior politização” conta Guilherme. 

Projetos

Os temas que serão apresentados na plenária em Florianópolis vêm sendo discutidos pelos deputados mirins em reuniões. A jovem Mayara  – que será a líder de bancada do Partido do Desenvolvimento do Planalto Norte, criado pelos alunos para o projeto, conta que os projetos foram escolhidos tendo em vista as principais necessidades de Mafra e da comunidade.

O projeto Bonecas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é intitulado Capacitação em artesanato para pessoas com deficiência intelectual: uma experiência inicial com vistas ao cooperativismo social. Iniciado em 2013, com capacitação através do Pronatec no curso de auxiliar de costura, este conta hoje com 20 alunos participantes. Segundo a professora orientadora, Eliane Konkel, a ideia é propiciar trabalho e renda com ações em três etapas: 2014 (capacitação, preparação técnica e aperfeiçoamento), 2015 (debater a gestão e cooperativismo) e 2016 (logística e legalização da cooperativa).  

A entidade conta com apoios como o da Prefeitura de Mafra (através das Secretarias de Educação e Criança e Ação Social), entre outros.  O projeto que poderá se constituir em mais uma maneira viável de inclusão sociolaboral de pessoas com deficiência que poderá ser replicada pelos interessados.

 Os deputados mirins acreditam que o projeto tem um papel fundamental por possibilitar geração de trabalho e renda e inclusão no mercado de trabalho. A jovem Mayara comentou que existe a proposta de ampliação do projeto produzindo bonecas diferenciadas (associadas ao viés cultural) que poderão servir de lembranças do município – movimentando assim o artesanato local e gerando renda.

Já o projeto de sinalização das duas rotas de turismo rural –  Rota 1 – Campo da Lança, Vila Ruthes e Campina do Espigão e  Rota 2  Butiá do Bráz, Augusta Vitória e Rio do Cedro é um pleito das comunidades envolvidas e do Conselho  Municipal de Turismo, sendo amplamente defendido pela Prefeitura de Mafra.  “Nesse primeiro momento já obtivemos uma resposta positiva seja do projeto de trabalho e renda para as APAEs, bem como em relação a sinalização turística. Querem usar o nosso projeto como modelo para o estado é isso já é uma primeira vitória”, conta a professora orientadora Claudia.  O Prefeito Roberto Scholze destaca a importância da participação dos jovens mafrenses em programas como esse. “Como  ex- acadêmico de sociologia sou um defensor da politização da sociedade, esse é um passo fundamental para  cidadania plena”, conta. Eto disse ainda que a Prefeitura está engajada em auxiliar de todas as formas para que os alunos do mafrense possam levar os pleitos locais”.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, sob coordenação da Escola do Legislativo, criado para estimular a participação política da juventude. O deputado estudante vive as  situações reais da atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessão Plenária, a ser realizada semestralmente.