Produtos da agricultura familiar recebem certificado de qualidade
• Mel da família Sommer e derivados o leite (queijo, requeijão colonial e manteiga) da família Zielinski comprovam a qualidade dos produtos feitos no município
Os produtos coloniais e da agricultura familiar já fazem parte da mesa do consumidor mafrense, que preza pela qualidade e origem do alimento. Com intenção de certificar produtores locais, na última sexta-feira, 10, o prefeito de Mafra, Emerson Maas, acompanhado do secretário da agricultura e interior, Leonardo Navarro Cotrim e membros da Epagri e Cidasc, recebeu em seu gabinete as famílias de Rubens e Cistiane Sommer e de Jaime e Maria de Jesus Zielinski. Na ocasião, foram entregues aos produtores, de acordo com seu segmento alimentício, certificados que atestam a qualidade do produto.
Mel superior
O Selo e Inspeção Municipal – SIM – foi concedido ao estabelecimento de Rubens Sommer, por haver cumprido todas as normas sanitárias exigidas pela lei nº 4205/2016, permitindo que atue como unidade de extração e beneficiamento para produtos de abelha. “Este certificado agrega valor ao produto e podemos vender para outros mercados. É realmente uma conquista”, declarou Sommer, proprietário da Sommel de Mafra.
Derivados do leite
Há mais e 30 anos a JMZ, empresa de Jaime Zielinski trabalha com derivados do leite como queijo e requeijão colonial e manteiga com e sem sal. Na ocasião, receberam também o SIM e o certificado da Cidasc de estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose. Para Jaime e Maria de Jesus, estes certificados provam a saúde do animal e ao mesmo tempo conferem mais credibilidade aos produtos perante o consumidor. De acordo com o secretário de agricultura, a JMZ é o primeiro estabelecimento do município receber o certificado da Cidasc.
Selo Arte
Na ocasião, por meio da Cidasc, os produtores assinaram requerimento de solicitação do Selo Arte – certificado que assegura que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que possuem características tradicionais, regionais ou culturais. Com este selo, amplia-se o mercado consumidor potencial, na medida em que possibilita a comercialização dos produtos em todo o território nacional.
3 em 1
Leonardo Cotrim lembrou que o dia era de “três eventos em um”, pois houve entrega de certificado do Selo de Inspeção Municipal, do certificado da Cidasc e da assinatura do requerimento do Selo Arte. “Trabalhamos com a reestruturação da secretaria municipal de agricultura, fazendo com que funcione como uma agência de fomento aos agricultores. A secretaria atua com o apoio dos produtores para ajudar no desenvolvimento agrícola local, uma vez que Mafra tem uma área rural extensa e produtiva”, disse.
O prefeito ratificou as palavras do secretário e acrescentou que “quando se incentiva a produção local, a economia gira, gerando mais trabalho e renda tanto para o município quanto para o produtor”. Ele também parabenizou o trabalho dos produtores, dos parceiros da Cidasc e Epagri e mostrou-se esperançoso na certificação de mais estabelecimentos mafrenses com estes diplomas.
Como forma de agradecer pela recepção de todos, o Gestor do Departamento Regional de Mafra da Cidasc, Thiago Romanholi Santiago, entregou ao prefeito um Roadmap Estratégico elaborado pelo Governo o Estado, Epagri, Cidasc, Fiesc, IEL e Ceasa/SC.
Valorize o que é daqui
– Sommel – BR-116, Km 4,5 (trevo da Maxicar). Contato pelo telefone: 47 98869-52220.
– JMZ – Rio Branco I – estrada geral em frente a capela Santa Colina. Contato pelo telefone: 47 99976-5477. E-mail: jzerivadosdeliete@gmail.com
Fale com a Prefeitura
Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br
Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra
A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.