Nível do rio Negro chega a 12.02 metros e deixa Mafra em situação de emergência
A situação no município de Mafra, no norte de Santa Catarina continua crítica, com o nível do rio Negro subindo na manhã desta segunda-feira, 9. Até o momento foram registradas 74 famílias desabrigadas, além das famílias que procuraram abrigo em casas de parentes e amigos. O nível do rio às 16 horas marcava 12.02 metros, subindo cerca de 8 cm por hora, alagando pontos do centro da cidade e bairros como Vila Argentina, Vila Ivete, Vila Solidariedade e Faxinal.
Um dos problemas verificados neste ano foi a forma rápida como tudo começou, com enxurradas levando bueiros e pontos e alagando casas em questões de minutos. No sábado o rio chegou a subir 70 cm numa hora, invadindo as casas rapidamente. A Defesa Civil do Município está atuando em várias frentes para a retirada das famílias atingidas. Os desabrigados estão sendo levados para os ginásios do CEMMA, CEIM Beija Flor, para as escolas Monteiro Lobato, Tenente Ary Rauen e Mario de Oliveira Goeldner.
O Prefeito Roberto Scholze está acompanhando o trabalho da Defesa Civil, agilizando o socorro às famílias flageladas, com a retirada dos pertences, alojamentos e alimentação. “Estamos de prontidão 24 horas por dia para apoiar a todos os que sofrem neste período de emergência”, afirmou e agradeceu a todos os que estão colaborando com as doações e com trabalho para a retirada das famílias. Lembrou os parceiros da Defesa Civil, de fundamental importância no momento de crise, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, 5° RCC, Clube dos Jipeiros, além de empresas privadas, voluntariado e imprensa.
Ruas interditadas
Com a cheia do rio da Lança está interditada a passagem pela Av. Severiano Maia e rua Marechal Floriano Peixoto, na Praça do Correio. Também estão interditados trechos das ruas São João Maria, na altura da ponte, em trechos alagados das ruas Jorge Lacerda, na altura da Igreja Ucraniana, Protogenes Vieira, Annies Gualberto, Pereira Oliveira, Jovino Lima e Jorge Sabatke, na Vila Argentina, além da rua Independência e em dois trechos da rua José Boiteux, na Vila Ivete.
Doações
Diante da situação de emergência, o Município está solicitando doações de alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e limpeza, fraldas descartáveis, papel higiênico, roupas e cobertores, colchões. As doações podem ser entregues na Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, na rua Pedro Kuss, s/n, no Centro de Convivência do Idoso – CCI, e na Defesa Civil, na rua José Boiteux, n° 41. Telefones para contato, (47) 3643-7742 e 3643-7181.
Interior
As enxurradas causaram grandes estragos também no interior. Estradas sofreram com alagamentos, problemas nas pontes e quedas de bueiros nas localidades de Bela Vista do Sul, Rio do Cedro, Ribeirãozinho, Rio da Areia, General Brito, Maurício Caillet, Corredeira, Saltinho do Canivete, Avencal do Saltinho, Avencal São Pedro, Vila Grein, Rio Branco, Butiá dos Carvalhos, dentre outros.
Aulas canceladas
A Prefeitura de Mafra suspendeu as aulas para o ensino fundamental nas redes estadual e municipal de ensino, na segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de junho. Elas poderão retornar a partir de quarta-feira, 11. Para a Educação infantil as aulas retornam na terça-feira, 10, nos Centros de Educação Infantil Comecinho de Vida, Fiorige Bona, Gunther Werner, Faxinal, Restinga e Vista Alegre. Nas demais unidades as aulas retornarão junto com o ensino fundamental.