Águas do rio Negro começam a baixar lentamente

Na manhã de quinta-feira, 12, a população mafrense respirou aliviada com a presença do sol.

O rio Negro que atingiu a marca máxima de 13.62 metros às 18 horas da quarta-feira, começou a baixar lentamente, cerca de 1 cm por hora, chegando a 13:40 m às 13 horas da quinta. A Defesa Civil de Mafra registrou cerca de 3.265 pessoas atingidas, das quais 703 atendidas em 14 abrigos públicos e outras aproximadas 2.562 pessoas desalojadas, que procuraram refugio em casas de parentes e amigos. Levantamento da Secretaria da Habitação confirmou

alagamento em 815 residências.

A enchente deste ano foi atípica devido ao rápido aumento do volume das águas dos rios da Lança, Matadouro e Bandeira. Também foi considerada uma das maiores já vividas pelos municípios de Mafra e Rio Negro, em termos de prejuízos, segundo o Prefeito Roberto Scholze. Além das famílias vitimadas pela invasão das águas, ocorreu a morte de uma pessoa.

Também provocou muitos transtornos no trânsito entre as duas cidades, com Mafra ficando praticamente isolada por algumas horas na quarta-feira, enquanto a ponte Rodrigo Ajace permaneceu interditada.

Auxílio

O auxílio às famílias flageladas aconteceu numa parceria entre todos os órgãos públicos municipais com apoio de diversas outras entidades públicas como o 5° RCC, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entidades filantrópicas, empresas privadas, clubes de serviço,

igrejas e clubes de amigos como os jipeiros, além de voluntários em geral e imprensa. O Prefeito Roberto Scholze e a Secretária de Governo e Cidadania, Ângela Kvitschal destacaram a pronta colaboração da população em relação aos donativos – roupas, alimentos, cobertores e produtos de higiene e limpeza que chegavam constantemente em auxilio às famílias atingidas.

Equipes da Ação Social, da Educação e da Saúde – sempre acompanhados por um médico estão percorrendo diariamente os abrigos providenciando alimentação, artigos de necessidades urgentes e ainda de medicação. Outras equipes de Obras e de Desenvolvimento

Urbano estão de prontidão para o socorro às vítimas e de apoio ao trânsito.

Cadastros

Os cadastros das famílias atingidas estão sendo feitos nos próprios locais de abrigo ou na Secretaria da Criança e Ação Social para as famílias alojadas em casas de parentes e amigos. A Defesa Civil lembra que o cadastro dos atingidos é fundamental para o levantamento real das perdas.

A Secretaria Municipal de Saúde está se preparando para as orientações em relação ao reorno das famílias para suas casas, principalmente em relação aos cuidados com a desinfecção das casas e com os animais peçonhentos, comuns nesses momentos.

Informações pelos telefones (47) –3643 -7742 (Defesa Civil).