Aulas para Ensino Fundamental retornam somente dia 23

• Para a Educação Infantil aulas retornam normalmente na segunda-feira, 16

A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas para o Ensino Fundamental das redes públicas municipal e estadual continuarão suspensas até o dia 23 de junho, sendo assim reorganizado o calendário escolar de 2014, que por força de lei precisa fechar 200 dias letivos. Para a educação infantil as aulas retornarão normalmente na próxima segunda-feira, dia 16 nas unidades CEI. Vila Olsen; CEI. Breno Cauan Garcia; CEM. Anjo da Guarda (somente educação infantil) e CEM. Vila Nova. Nas demais unidades da Educação Infantil as aulas continuam normalmente.

Com a reorganização do calendário, e a o recesso escolar de 14 a 22 de junho nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental, serão adiantados os dias de recesso escolar do mês de julho (21/07 a 25/07). A decisão é fruto de acordo entre o Prefeito Municipal de Mafra, Roberto Scholze, o Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz, a Gerente Regional de Educação, Eliane Anete Hübl e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Eroni Terezinha Machado.

O Secretário de Educação explica que a medida foi tomada em virtude dos danos causados pelas chuvas e enchentes no município, bem como os estragos causados nas estradas urbanas e rurais, tornando inviável o transporte escolar, as vias de acesso para transportar gêneros alimentícios e materiais para as instituições. Também lembrou da questão do transporte, a organização e a limpeza dos locais que serviram de alojamentos para os desabrigados, a logística para manter as famílias nestes locais garantindo alimentação e ambiente harmonioso. “também somos responsáveis pela segurança da comunidade escolar, alunos e professores, funcionários da Secretaria Municipal de Educação, não sendo admissível qualquer situação que possa colocá-los em situação de risco”, declarou Munhoz.

Está sendo solicitado para que cada escola possa, juntamente com seu conselho escolar (professores e equipes pedagógicas), pais e alunos, definir e reorganizar o calendário escolar, realizando planejamento das reposições das aulas suspensas, bem como uma reestruturação das aulas e recesso escolar.

Aulas normais

Nesse período de enchente foram realizadas algumas adaptações para os Centros de Educação Infantil, que tiveram apenas o dia 9 de junho com suspensão de suas aulas nos Centros de Educação Infantil Vista Alegre; Benemérita Fiorige Bona; Faxinal;  Restinga;  Comecinho de Vida “Nathaan Alex Ramos”; Günther Werner; Portão São Lourenço; Ana Rank; CEM. Beija Flor (Berçário e Maternal) e Escola Isolada Passo da Cruz (com Educação Infantil e Ensino Fundamental).